Parque Socioambiental “Cuiabá” é inaugurado no Jardim São Bento

0 0
Tempo de leitura4 Minutos, 42 Segundos

Nova área de lazer foi construída pela Prefeitura de Hortolândia

A tarde do sábado (18/05), quente e ensolarada, foi marcada pela inauguração do novo Parque Socioambiental no Jardim São Bento, com uma grande homenagem para aquele que dá nome a nova área de lazer de Hortolândia: “Cuiabá” Oriovaldo Querino da Silva. O parque foi inaugurado pela Prefeitura após diversas ações em equipes de diferentes secretarias para a revitalização da área que, agora, está embelezada, modernizada e atrativa para a diversão entre familiares, amigos ou para uma caminhada.

“Estar no Jardim São Bento nos deixa muito felizes. Recuperemos um importante ponto, inclusive com nascente. Este é só o começo da revitalização desta área, já que ainda será feita mais uma etapa. Os bairros de Hortolândia recebem a realização de ações que modificam, para melhor, áreas públicas. Parabéns a população do Jardim São Bento por este novo espaço. Esperamos que todos possam curtir muito e serem felizes aqui”, comentou o prefeito Zezé Gomes.

O trabalho para a implantação da área de lazer foi iniciado com a limpeza e a retirada de sedimentos acumulados no interior da lagoa. De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, além das ações no espelho d’água, o espaço possui pista de caminhada sinalizada e pintada, guarda-corpos ao redor da lagoa, banquinhos e mesinhas de madeira, construídos com material proveniente de podas, parque infantil para as crianças. Foram realizadas melhorias e reforço da iluminação (LED) e reforma do campinho de futebol com novas traves e redes para a prática esportiva. 

“A recuperação desta área é um exemplo das obras que acontecem para desenvolver Hortolândia para os próximos anos. A construção deste parque fortalece o entretenimento para este bairro. Ao andar pelas ruas, podemos ver a transformação em diversos aspectos e projetando o futuro em cada canto da cidade”, comentou o secretário de Governo, Cafú César.

Junto com a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), o bairro recebe, semanalmente, as equipes de fiscalização para evitar ligações irregulares das redes de esgoto que possam desaguar na lagoa, prejudicando o meio ambiente. As ações já recuperaram três nascentes e, para controlar o nível das águas, a lagoa ganhou um vertedouro. 

“O trabalho para deixar este local bonito e agradável foi incessante, mas o resultado entregue para as pessoas é muito bom. O parque está cheio, as crianças estão brincando, a movimentação está legal e vemos todos se divertirem nesta tarde. O desenvolvimento de uma área também passa por ações que contribuem com o entretenimento da população e este parque é uma maneira de reunir as pessoas para a diversão com consciência para a preservação ambiental”, comenta o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Marcos Panício, o Mercadão.

“Moro aqui no Jardim São Bento há 6 meses com a minha família e fiquei feliz com a construção desta nova área de lazer. Sou do Mato Grosso do Sul e vim para Hortolândia para aproveitar as oportunidades que a cidade nos dá. Meu filho gosta muito de jogar futebol e, neste final de semana, já aproveitou para jogar bola com os amigos no campinho do lado do parque. Minha filha também vai poder aproveitar esta área e eu vou utilizar para fazer caminhadas”, comentou Raquel Alves Martins, dona de casa, que estava na inauguração do parque junto com o filho Rafael Augusto e a filha Geovana. 

AJUDE A CUIDAR DO ESPAÇO

“Pedimos a colaboração da população para nos ajudar a manter a limpeza, não descartando lixo e entulho no local. A fiscalização está reforçada na região para evitar crimes ambientais. É importante a utilização dos PEV’s (Pontos de Entrega Voluntária) para o descarte correto e regular de restos de construção civil”, comentou o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Marcos Panício, o Mercadão.

O trabalho faz parte do Novo PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), conjunto de ações que contempla diversos serviços contribuindo com o desenvolvimento inteligente e sustentável da cidade pelos próximos anos. A inauguração do parque fez parte das atividades do 33º aniversário de Hortolândia.

 ORIOVALDO QUERINO DA SILVA 

Nascido em 30 de março de 1957, em Londrina, estado do Paraná, Cuiabá é um dos milhares de cidadãos que nos anos 70, saíram daquele estado e vieram para o estado São Paulo em busca de uma vida melhor. Oriovaldo foi casado com Casturina Aparecida da Silva com quem teve as filhas Bruna e Tatiane. Além delas, ele teve mais seis filhos. Uma delas, infelizmente, faleceu. Ele trouxe a família para Hortolândia em 1991. A partir daí, firmou amizades com muita gente na cidade que viria a adotar como sua. Em 1998, morador da região do Jardim Rosolém, Cuiabá e sua esposa, que é chamada de Cássia, com muito suor e trabalho, compraram um terreno no Jardim São Bento, onde construíram a morada da família. 

Como pode um paranaense de Londrina, que se muda para São Paulo e, posteriormente, migra para Hortolândia ter como apelido o nome Cuiabá, denominação da capital do Estado do Mato Grosso?

Cristãos e católicos, Cássia conta que, logo que chegaram a Hortolândia, em uma festa da comunidade Nossa Senhora Aparecida, no Jardim Rosolém, tinha música ao vivo e o, até então, Vardinho (como ela o tratava) pediu que o cantor cantasse uma determinada canção. Na conversa com o artista, ele disse que a família estava vindo de Cuiabá. O pedido foi atendido. O cantor além de interpretar a música solicitada, a ofereceu à família do rapaz que estava chegando da capital mato-grossense. O apelido pegou e o acompanhou até o final da vida. Detalhe: Oriovaldo Querino da Silva nunca pisou na cidade que deu seu apelido, Cuiabá.              

 

– Fonte: Prefeitura de Hortolândia.