Serviço contribui com limpeza, embelezamento e evita focos de queimadas e incêndio
A semana foi iniciada com mutirão de poda do mato e limpeza em espaços públicos de diferentes regiões de Hortolândia. O serviço está intensificado no Jardim Amanda, onde as equipes da Administração Municipal realizam o trabalho em áreas verdes próximas da lagoa do bairro e na UPA (Unidade Básica de Saúde). A unidade de saúde do Jardim Nova Europa também foi contemplada com a poda e a zeladoria. A “Praça do Roxo”, no Jardim Nossa Senhora Auxiliadora e áreas verdes no Jardim Rosolém e na extensão do Viário Santa Fé foram os outros locais a receber as ações da Prefeitura.
Na semana passada, o serviço foi na área no entorno do Parque Socioambiental Remanso das Águas, localizado no Jardim Carmen Cristina. De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, os serviços contribuem com o embelezamento e a visibilidade dos frequentadores e dos motoristas que passam pelas avenidas que margeiam os espaços públicos. A zeladoria nas áreas de Hortolândia acontece diariamente, seguindo um cronograma de acordo com a necessidade de cada local.
ATENÇÃO CONTRA QUEIMADAS
Como parte da iniciativa, os cidadãos têm a oportunidade de colaborar relatando descartes de lixo e entulho em áreas verdes e espaços públicos da cidade. Na época mais seca do ano, este crime ambiental pode causar focos de queimadas e incêndios. A “Operação São Paulo Sem Fogo 2024”, regulamentada pelo decreto Nº 5.420, de 15/05/2024, já está em vigor até o dia 30 de setembro, com possibilidade de prorrogação. O documento pode ser consultado na edição 2160 do Diário Oficial Eletrônico do Município.
A ação é promovida pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, com o apoio da Administração Municipal, e, na esfera local, será executada pelo Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil, por meio do Plano de Contingência Preventivo de Defesa Civil. Ao longo de quatro meses, serão adotadas medidas que buscarão evitar queimadas e focos de incêndio. Também será feito um cuidadoso acompanhamento da qualidade do ar, uma vez que o tempo seco favorece este tipo de ocorrência que agride a natureza e afeta a saúde das pessoas, sobretudo quando a URA (umidade relativa do ar) cai muito.
Durante a “Operação São Paulo Sem Fogo 2024”, a fiscalização ambiental será intensificada. É que a prática de queimadas é crime no município, sujeita a penalidades e multas, conforme está previsto nas Leis Municipais nº 2.464, de 16/09/2010; 3.153, de 04/09/2015 e 3.641, de 13/06/2019.
Faça sua parte e denuncie
Para descartar lixo e entulho regularmente e de forma gratuita, o munícipe pode levar os resíduos até um dos 13 PEV’s (Pontos de Entrega Voluntária) distribuídos nas cinco regiões da cidade.
O aplicativo Agenda Verde, disponível nas plataformas Google Play e App Store, permite que os moradores façam denúncias por meio de seus dispositivos móveis. A identidade dos denunciantes é mantida em sigilo absoluto. Além disso, é possível reportar casos por telefone, ligando para a Secretaria de Serviços Urbanos através do número (19) 3897-9800.
Todo o conjunto de ações que reforçam a zeladoria em Hortolândia faz parte do Novo PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento). O Novo PIC contempla diversos serviços que, juntos, irão contribuir com o desenvolvimento inteligente e sustentável da cidade nos próximos anos.