Ação da Prefeitura em parceria com a polícia militar forma novas turmas neste 1° semestre
Estudantes da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Profa. Janilde Flores Gaby do Vale, na Vila Real, participaram, nesta sexta-feira (07/06), do encerramento das atividades semestrais do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência). O programa é realizado pela Polícia Militar, em parceria com a Prefeitura de Hortolândia. Segundo a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, o evento marca a primeira cerimônia de encerramento das atividades do programa nas unidades escolares da rede municipal neste 1° semestre letivo.
Dados da Secretaria de Educação mostram que foram atendidos 830 estudantes dos terceiros e quintos anos do Ensino Fundamental de 8 unidades escolares, neste semestre. São elas:
- Emef Samuel da Silva Mendonça, Jd. Nova Europa;
- Emef Dayla Cristina Souza de Amorim, Jd. Santiago;
- Emef Profa.Lilian Cristiane Martins de Araújo, Jd. Estefânia;
- Emef Dra Zilda Arns Neumann, Jd. Stella;
- Emef Janilde Flores Gaby do Vale, Villa Real;
- Emef Caio Fernando Gomes Pereira, Jd. N. Senhora Auxiliadora;
- Emef Profa. Patrícia Maria Capelato Basso, Jd. S. Sebastião;
- Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Bairro Três Casas, Chácaras Assay.
Proerd e Proerd Kids
As aulas do programa são ministradas por dois policiais, os cabos Michel Henrique Hespanhol e Thamara Cristina Serpa Ribeiro, e duram um semestre. Acontecem uma vez por semana, em cada escola. Na versão original, voltada a crianças dos quintos anos, o objetivo é ensinar noções da Teoria Socioemocional, que mostra como controlar os impulsos e pensar nos riscos e nas consequências das próprias escolhas. Segundo a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, a ideia é gerar escolhas mais responsáveis, contribuindo para a identificação de habilidades básicas e fundamentais, bem como para o processo de desenvolvimento do indivíduo, necessário à promoção da saúde, que incluem: autoconhecimento e autocontrole, tomada de decisão responsável, compreensão dos outros, habilidades de comunicação e relacionamento interpessoal, lidar com desafios e responsabilidades.
Já o Proerd Kids, a versão infantil do programa, apresenta diversos temas ligados à cidadania, de forma lúdica e didática, a crianças da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Ainda segundo a Secretaria de Educação, a parceria atende ao artigo 53 do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) Lei 8069/1990, que diz que “é dever da instituição de ensino, clubes e agremiações recreativas e de estabelecimentos congêneres assegurar medidas de conscientização, prevenção e enfrentamento ao uso ou dependência de drogas ilícitas”. Também está alinhada ao que prescreve o artigo 12 da LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira) 9394/96, no inciso XI, que afirma a importância de “promover ambiente escolar seguro, adotando estratégias de prevenção e enfrentamento ao uso ou dependências de drogas”.
Confira o cronograma de formaturas:
07 de junho
– 10h e às 13h30: Emef Janilde Flores Gaby do Vale
10 de junho
– 15h: Emef Samuel da Silva Mendonça
11 de junho
– 10h às 13h30: Emef Caio Fernando Gomes Pereira
13 de junho
– 10h às 13h30: Emef Daila Cristina Souza de Amorim
25 de junho
– 19h: Auditório Arlete Afonso, no Parque Ortolândia
Emef Profa. Lilian Cristiane Martins de Araújo
Emeief Bairro Três Casas
26 de junho
– 19h: Auditório Arlete Afonso, no Parque Ortolândia
Emef Dra. Zilda Arns Neumann
Emef Profa. Patrícia Maria Capelato Basso
- educação
- Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência)