Corredor Metropolitano tem velocidade máxima reduzida para 50Km

0 0
Tempo de leitura2 Minutos, 38 Segundos

Motoristas devem ficar atentos à nova determinação

A partir de segunda-feira (10/06), motoristas que trafegam pelo Corredor Metropolitano, passando pela Ponte da Esperança até as alças de saída  para a Rodovia Jornalista Francisco Aguirre de Proença (SP-101), devem ficar atentos para a redução do limite de velocidade permitido para o tráfego em todo o dispositivo. De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana da Prefeitura de Hortolândia, agora, a velocidade para a circulação será de 50 km/h, para todos os veículos. O objetivo é fortalecer a segurança viária, evitando acidentes e salvando vidas no trânsito.

“Esta medida contribui com a segurança viária e ajudará a evitar acidentes em todo o trecho do Corredor Metropolitano, passando pela Ponte da Esperança. Os controladores de velocidade são importantes instrumentos para salvar vidas no trânsito. As placas indicativas que, atualmente, são de 60 km/h serão trocadas para 50 km/h.  Com a inauguração do novo Paço Municipal, aumentará o número de pedestres e de veículos na região. Além da redução de velocidade do tráfego, toda a área recebeu implantação de sinalização e a instalação de um semáforo. Este conjunto de serviços foi concluído, mas as ações para evitar acidentes continuarão no Corredor Metropolitano e em todas as regiões de Hortolândia”, comenta o diretor de operações da Secretaria de Mobilidade Urbana, José Eduardo Vasconcellos.

MAIO AMARELO

No mês passado, foram realizadas diversas ações para fortalecimento da segurança viária na cidade. Para zerar as mortes no trânsito, equipes da Administração Municipal intensificaram a implantação da sinalização de solo e ações de conscientização nas unidades de ensino e saúde, realizaram etapas da “Operação Cavalo de Aço” para motociclistas e do “Café na Passarela” e da “Pé na Faixa” para pedestres. Empresas e o CCMI (Centro de Convivência da Melhor Idade) também receberam palestras orientativas.

“Paz no Trânsito Começa Por Você”

Por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, diversas ações para conscientizar motoristas e pedestres sobre um trânsito mais seguro são realizadas. E os resultados positivos são perceptíveis. Entre 2021 e 2022 aumentou em 5,95% a quantidade de motoristas da cidade sem registro de nenhuma infração no trânsito. De acordo com informações do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito), o número de motoristas sem nenhuma multa em 2021 foi de 82,7%, enquanto que em 2022 foram 85,4% motoristas sem infrações. Em 2017 foram registrados 1.265 acidentes, enquanto em 2023 foram 495. 

Para salvar vidas no trânsito, acontecem, diariamente, uma série de serviços, que vão de atividades educativas com motoristas e pedestres, reforço na sinalização, até a implantação de radares controladores de velocidade, principal medida adotada pela Administração Municipal para a redução de mortes no trânsito. Além disso, a cidade recebe, periodicamente, um mutirão de Tapa-Buraco em todas as regiões, sinalização vertical e de solo, readequação do fluxo do trânsito nas ruas e avenidas e investimentos na malha cicloviária.

Todo o conjunto de ações que desenvolvem Hortolândia para os próximos 30 anos faz parte do Novo PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento). O Novo PIC contempla diversos serviços que, juntos, irão contribuir com o desenvolvimento inteligente e sustentável da cidade nos próximos anos

 

– Fonte: Prefeitura de Hortolândia.