Plantio iniciado nesta semana vai se estender por cerca de 12 dias
Depois de ganhar 620 mudas de árvores frutíferas e nativas do Brasil, o futuro parque socioambiental, em fase de implantação pela Prefeitura na região do Parque Perón, ganha agora uma nova camada de verde. Servidores das secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e de Serviços Urbanos plantam grama às margens da nascente do curso d’água em torno do qual a cidade surgiu. A ação começou nesta terça-feira (11/06) e se estenderá por cerca de 12 dias.
Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, estão sendo plantadas ao todo 11 mil metros de grama no local. Após isso, haverá o plantio de mudas para decoração ornamental.
O novo parque está sendo implantado na altura da Avenida Antônio da Costa Santos, entre a Rua Cachoeira Paulista e a Rua Um. Com cerca de 14 mil metros quadrados, contará com playground, quiosques, academia ao ar livre e pista de caminhada conectada ao Corredor Metropolitano. As informações são da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
Um dos pontos altos da obra diz respeito a questões históricas e ambientais: a preservação da nascente do Ribeirão Jacuba, curso d’água ligado às origens do município, às lutas pela emancipação e considerado o principal do município. A nascente do Jacuba surge no Perón, atravessa diversos bairros, tais como Jd. Santa Emília e Vila Inema, passa pelo Parque Socioambiental Remanso das Águas, cortando o município até encontrar o Ribeirão Quilombo, já em Sumaré, de acordo com a Secretaria de Meio Ambiente. Atualmente, levantamento da Secretaria de Meio Ambiente mostra que há 109 nascentes em Hortolândia.
O projeto de revitalização é acompanhado pelas secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e de Obras. Os recursos são do FID (Fundo Estadual de Defesa dos Interesses Difusos) do Governo do Estado de São Paulo. A placa afixada no local informa que o investimento é da ordem de R$ 926.512,65.
As obras se aproximam da etapa final e abrangem uma série de melhorias. Confira:
- drenagem,
- revitalização do córrego,
- preservação do Ribeirão Jacuba,
- urbanização,
- paisagismo e
- implantação do novo parque linear.
- meio ambiente
- Plantio de Grama