Evento literário promovido pela Prefeitura contou com apresentações de Carla Fioroni, Derico e Hélio Ziskind
Uma dia para contemplar várias expressões artísticas e promover o incentivo à literatura. Foi com este propósito que a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, realizou, neste domingo (30/07), o 3º Literalendo, que, neste ano, teve como tema “A Leitura e Seus Mundos”. O evento reuniu famílias de Hortolândia e região no Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang, no Jd. Nossa Senhora de Fátima.
A tradicional festa de incentivo à leitura organizada pela Prefeitura celebrou diversas expressões artístico-culturais. A encenação cênica e interativa promovida pelo grupo artístico Univida encantou o público infantil com a apresentação de personagens como o Lobo Mau, Bruxa, Fada e o palhaço com pernas de pau. Pela manhã, o público pôde prestigiar a apresentação do Quinteto Cultura, grupo musical vinculado à Secretaria de Cultura, e a Contação de Histórias com a Supervisora Educacional, Solange Cachimiro, e o Prof. de Música, Hugo Maciel, que utilizaram música e elementos teatrais para envolver os ouvintes de todas as idades.
O evento literário também convidou os visitantes a enxergarem a arte sob a perspectiva e sensibilidade das crianças. A mostra “Os Múltiplos Olhares da Arte” reuniu trabalhos feitos por crianças e jovens, que são estudantes de 40 professores da rede municipal de ensino. A exposição, que contou com desenhos, maquetes e artes visuais, teve a curadoria do professor de Arte e Música do CFPE (Centro de Formação dos Profissionais em Educação) “Paulo Freire”, Adelson dos Santos.
O prefeito de Hortolândia, José Nazareno Zezé Gomes, acredita que a realização do evento literário traduz o compromisso da Administração Pública Municipal com a Educação. “É uma alegria enorme ver os pais, as crianças, as famílias reunidas e participando deste evento. A locomotiva da nossa cidade é a Educação e, por isso, investimos cada vez mais na qualidade do ensino das nossas crianças e jovens. Estes investimentos vêm dando frutos, com os prêmios e reconhecimentos que recebemos. Nosso objetivo é continuar garantindo a qualidade de ensino e levando cultura para as escolas”, declarou Zezé Gomes.
Como forma de incentivar a leitura entre as crianças, a Secretaria de Educação distribuiu mais de 60 mil livros infanto-juvenis para o público. A fisioterapeuta, Taís Rodrigues, aproveitou a ação para retirar alguns livros para o sobrinho Enzo. “Eu acho que é importante esta questão de fazer as doações dos livros e incentivar a interação dos pais, da família, com as crianças”, enfatizou a moradora da Vila São Pedro.
Além de fomentar a leitura entre o público infantil, o 3º Literalendo reconheceu a criatividade e expressão artística de estudantes do 1º ao 5º Ano do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino. As Olimpíadas Literárias “Amigos da Leitura”, organizadas em maio deste ano com a participação de cerca de 545 estudantes, premiou cinco escolas. As vencedoras da competição foram as EMEF’s (Escolas do Ensino Fundamental) Prof. Cláudio Roberto Marques, Jardim Amanda I – CAIC, Nicolas Thiago dos Santos Lofrani, Profª Patrícia Maria Capelato Basso e a EMEIEF (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Jardim Adelaide.
A premiação incluiu medalhas para os alunos, além de um notebook e uma placa com o selo “Amigos da Leitura” para cada unidade de ensino. Além disso, os professores e equipes de apoio foram contemplados com um final de semana em um resort. A competição e premiação dos vencedores contou com a parceria de uma editora.
Para o escritor e secretário de Educação, Ciência e Tecnologia de Hortolândia, Fernando Gomes de Moraes, mais do que entreter as famílias, o evento estimula o hábito da leitura entre o público infantil. “O Literalendo é um evento para a cidade que faz a junção de todas as atividades desempenhadas nas escolas municipais. O tema ‘A Leitura e Seus Mundos’ tem como protagonista o livro, o campo imaginário criado por meio da leitura. O objetivo é inocular a importância dos livros para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças, para que tenhamos um mundo adulto leitor e possamos criar bons sentimentos, bons afetos e esperançar dias melhores”, afirma.
Nostalgia, contação de história e música instrumental contagiam o público
O 3º Literalendo promovido pela Prefeitura encantou o público com as apresentações de artistas reconhecidos nacionalmente. Acompanhada da Meire Moraes, a atriz e apresentadora, Carla Fioroni, uniu elementos cênicos, música e contação de histórias durante o show “Hora da História ao Vivo”.
“Eu sou a prova viva de que a leitura pode nos levar a lugares incríveis. Eu fui criada no interior, sonhava em viver da arte, mesmo sem ter artistas na família. O que me ajudou a realizar este sonho foram os livros. Nós buscamos despertar nas crianças e jovens a alegria de ler”, revela Carla Fioroni.
Conhecido nacionalmente por integrar o sexteto do Programa do Jô, talk show conduzido por Jô Soares, o saxofonista Derico Sciotti encantou o público com uma performance interativa. Para o músico, a realização do evento literário permitiu a introdução das crianças ao estilo instrumental.
“Foi muito legal me apresentar para um público como este, grande, plural, em um evento gratuito, em um espaço aberto com a família reunida. Foi uma oportunidade de audição de um estilo de música diferente. É uma honra eu poder estar presente neste evento. Eu me sinto privilegiado de ter tocado para este público, que se divertiu”, afirmou Derico, que apresentou um repertório com pop, brasileiro e internacional, canções conhecidas do público.
A moradora do bairro Chácara Alvorada, Kelly Borges, acompanhou as melodias do saxofone ao lado do filho Benício. “ Este tipo de apresentação é interessante, porque as crianças têm este contato mais próximo de ver um artista com o instrumento musical. Eu reconheci todas as músicas. Meu filho gostou bastante também”, comentou.
Reconhecido nacionalmente por canções que integraram os programas infantis “Cocoricó” e “Castelo Rá-Tim-Bum”, o cantor e compositor, Hélio Ziskind, avalia sua participação no evento. “É muito boa a sensação de ver as pessoas cantando as músicas com os filhos. É como se fosse uma vida de médico, em que a música cumpre o serviço que tem que fazer na vida das pessoas. Este clima de escola, parque ambiental, a cidade, foi uma experiência muito legal”, compara.
As canções interpretadas por Hélio Ziskind, como “Banho é Bom” e “Tu Tu Tu Tupi” emocionaram pais e filhos. A moradora de Santa Bárbara d’Oeste, Roberta Feitosa, não conteve as lágrimas ao conhecer pessoalmente o músico. “O trabalho do Hélio atravessa gerações. Eu ouvi, meus filhos ouvem, meu bebê ouve, e, como professora, compartilho com meus alunos. Culturalmente falando, é um artista muito importante para nosso país”, salienta a educadora, que batizou o filho com o nome “Júlio” em homenagem ao personagem protagonista da série “Cocoricó”.
O 3º Literalendo de Hortolândia contou com as feiras de artesanatos dos empreendedores vinculados ao programa EcoSol (Economia Solidária).
Consulte mais imagens do 3º Literalendo clicando neste LINK.
- Literalendo
- leitura
- Crianças
- livros
- Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang
- Secretaria de Educação