Ação para orientação é promovida em parceria entre Prefeitura de Hortolândia e Sebrae
A parceria entre Prefeitura de Hortolândia e Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) promoveu, na noite de terça-feira (03/07), mais uma edição do “Encontro de Empreendedores – Alavancando seu Negócio”. De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, a ação realizada pelos agentes da secretaria no Centro Pastoral Dom Bruno Gamberini, na Vila Real, reuniu aproximadamente 80 comerciantes com o objetivo de fortalecer a cidade como centro de empreendedorismo e apoiar microempreendedores locais na geração de emprego e renda.
SENSIBILIZAÇÃO E ORIENTAÇÃO
O encontro também tem o objetivo de sensibilizar e orientar os comerciantes sobre os benefícios proporcionados pela Lei Geral das MPE (Micro e Pequenas Empresas) para micro e pequenos empresários, além de explicar os benefícios de se formalizar como MEI (Microempreendedor Individual). Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação, a Lei MPE, implementada em 2019 por meio da Lei Municipal Complementar 103/2019, trouxe diversos benefícios para os MEis (Microempreendedores Individuais) de Hortolândia.
Anteriormente, o processo de formalização podia levar até 30 dias, enfrentando desafios burocráticos em diferentes órgãos públicos. Com a nova legislação, o processo de formalização pode ser concluído de forma online, em menos de 5 minutos, simplificando os trâmites e reduzindo os custos envolvidos.
Além da agilidade na formalização, a Lei MPE proporciona outros benefícios para os MEIs de Hortolândia, como a redução de impostos, acesso a linhas de crédito especiais e juros baixos com bancos parceiros, oportunidades de capacitação, entre outros benefícios que podem ser consultados diretamente no site do Sebrae.
ENCONTRO PRODUTIVO
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação, Dimas Corrêa Pádua, ressalta que o encontro de “Empreendedores Alavancando seu Negócio” é um marco na jornada de crescimento dos microempreendedores. “Acreditamos que o MEI é a base da nossa economia local, e por isso, estamos empenhados em oferecer todo o suporte necessário para o seu sucesso. Estes eventos são oportunidades para os MEIs se atualizarem sobre as novidades da área, tirarem dúvidas com especialistas e ampliarem sua rede de contatos. É um momento para juntos construirmos um futuro ainda mais próspero para o nosso município”, destacou.