Concerto será nesta sexta-feira (21/10), às 19h30, na ETEC Hortolândia, em comemoração ao Dia Nacional da Música Popular Brasileira
Hortolândia fará uma comemoração em dose dupla. A Prefeitura promove apresentação conjunta da Banda Municipal e da Banda Sinfônica do Unasp (Centro Universitário Adventista de São Paulo), nesta sexta-feira (21/10). O concerto será às 19h30, na ETEC (Escola Técnica de São Paulo), que fica na rua Capitão Lorival Mey, 750, Remanso Campineiro. O evento será comemorativo pelo Dia Nacional da Música Popular Brasileira.
Os grupos apresentarão um repertório com obras de artistas e compositores importantes da música brasileira. Um dos destaques é “Gaúcho (O corta-jaca)”, da musicista e maestrina Chiquinha Gonzaga (1847-1935). A criação do Dia Nacional da Música Popular Brasileira foi feita em homenagem à artista. A data é celebrada em 17 de outubro, dia de nascimento de Chiquinha Gonzaga. O programa terá ainda músicas do compositor Heitor Villa-Lobos e do cantor Adoniran Barbosa.
O gerente de música da Secretaria de Cultura, Tim Mendes, destaca que o evento é especial por reunir as duas principais bandas sinfônicas da cidade. “O convite partiu da Banda Sinfônica do Unasp para que reuníssemos as duas maiores bandas sinfônicas da cidade no mesmo palco. Já havíamos realizado anteriormente uma primeira apresentação da Banda Municipal no Unasp. Agora, levamos novamente a potência de mais de 80 músicos dos dois grupos juntos para os alunos da ETEC e toda a população de Hortolândia que queiram prestigiar esse lindo evento em homenagem à MPB”, enaltece Mendes.
Banda Municipal de Hortolândia
A banda, criada pela Lei Municipal nº 188, de 1º de junho de 1994, tem por objetivo proporcionar à população entretenimento e lazer, contribuindo com o aperfeiçoamento cultural e a formação da identidade sociocultural do cidadão hortolandense.
Atualmente, a banda desenvolve os projetos “Concertos Didáticos” em escolas da cidade, “Concertos Oficiais” no Centro de Educação Musical Municipal de Hortolândia (CEMMH) Maestro Ronaldo Dias de Almeida, e “Pra ver a Banda tocar”, que promove concertos nos bairros da cidade. Em paralelo a esses projetos, a Banda Municipal procura atender às solicitações de diversos segmentos da sociedade, apresentado-se para os mais variados públicos. Nessas apresentações, desenvolve repertório eclético, abrangendo do popular ao erudito, adequando e direcionando ao objetivo do concerto. A Banda Municipal tem cerca de 40 integrantes, sob regência do maestro Marcio Beltrami.
Banda Sinfônica do Unasp Hortolândia
O grupo instrumental, reativado em 2012, sob a direção de Meire Ellen de Araújo, conta com professores e alunos da Escola de Artes do Unasp Hortolândia, e músicos da comunidade. A banda é resultado direto do Projeto de Formação de Bandas, desenvolvido pela Escola de Artes desde 2011. Com o objetivo de fomentar o estudo de instrumentos, a Banda Sinfônica tem desenvolvido há 10 anos um repertório com música sacra, popular e erudita, bem como repertório tradicional para o segmento erudito. Atualmente, a banda tem 45 integrantes.
Programa do concerto conjunto da Banda Municipal de Hortolândia e Banda Sinfônica do Unasp:
– “Coletânea Chiquinha Gonzaga”
arranjo: Christian Cunha
– “Dois corações” (Pedro Salgado)
– “Brazilian reflections” (Andrew Balent)
– “Celebrando Villa-Lobos”
arranjo: Hudson Nogueira
– “Gaúcho (O corta-jaca)” (Chiquinha Gonzaga)
arranjo: Enelruy F. Lira
– “Rubinato in concert” (coletânea com músicas de Adoniran Barbosa)
arranjo: Luís Cláudio Alves
– “Trem das onze” (Adoniran Barbosa)
arranjo: Adauto Camilo
– “Suíte pernambucana de bolso” (José Ursicino da Silva)
1º Movimento: Caboclinho
2º Movimento: Serenata
3° Movimento: Côco
4° Movimento: Frevo
regentes: Márcio Beltrami e Meire Ellen de Araújo
- Banda Municipal de Hortolândia
- Banda Sinfônica do Unasp
- ETEC (Escola Técnica Estadual) de Hortolândia – Centro Paula Souza
- Chiquinha Gonzaga