Atendimento on-line para esses públicos começou nesta segunda-feira (24/10)
A Prefeitura de Hortolândia continua com a ampliação gradual da telemedicina. O serviço on-line começou a atender pacientes com deficiência física e do Programa de Tabagismo da Prefeitura, nesta segunda-feira (24/10). Esses pacientes receberam atendimento da profissional de nutrição que integra a equipe do serviço.
De acordo com a Secretaria de Saúde, esses pacientes devem fazer o agendamento para a telemedicina na UBS (Unidade Básica de Saúde) de referência. Cada unidade faz a triagem dos pacientes que receberão o atendimento do serviço on-line.
A nutricionista da equipe da telemedicina, Roseli Muniz, explica que o atendimento é para pacientes em situação de alta vulnerabilidade nutricional, que apresentem perda muscular ou que tenham dificuldade para se alimentar de maneira adequada. A Secretaria de Saúde salienta que a disponibilização do atendimento on-line conta com o apoio do Conselho Municipal da Pessoa Com Deficiência.
Programa de Tabagismo
De acordo com a nutricionista, a oferta da telemedicina para pacientes do programa de tabagismo é necessária uma vez que pessoas que conseguem parar com o consumo de cigarro têm tendência a ganhar peso. Em razão disso, elas precisam receber orientação e informações sobre como ter uma alimentação mais saudável e equilibrada. “O atendimento da telemedicina por um profissional de nutrição é um apoio ao programa de tabagismo, cujos pacientes recebem orientação da equipe multidisciplinar que atua no programa”, destaca a especialista.
O que é telemedicina?
A Prefeitura implantou a telemedicina em julho deste ano, em caráter experimental. Nessa fase, a Secretaria de Saúde observa o funcionamento do serviço, com a realização de ajustes e correções necessárias. Após o período de testes, que deve ir até dezembro deste ano, a previsão é que o novo serviço seja ampliado gradativamente para todos os pacientes atendidos pela rede municipal de saúde. A central da telemedicina fica no Paço Municipal “Palácio das Águas”, sede da Prefeitura.
Atualmente, a telemedicina faz atendimentos on-line às sextas, das 9h às 15h, e segundas-feiras, das 8h às 15h. A equipe médica do serviço já conta com quatro especialistas, sendo dois clínicos, um psiquiatra e um nutricionista.
A telemedicina traz benefícios para os pacientes, que passam a receber atendimento com maior rapidez, evitando custos de deslocamento, além de proporcionar economia de tempo. Para o município, o novo serviço também representa economia de recursos materiais e financeiros, e otimiza o trabalho dos profissionais de saúde. A telemedicina também ajuda a desafogar o atendimento presencial na rede municipal de saúde.
De acordo com a Secretaria de Saúde, a telemedicina é um serviço on-line de atendimento e realização de consultas para pacientes da rede municipal. Para isso, o paciente precisa ter acesso à um celular ou computador com internet, com sistema de câmeras e áudio, tanto microfones quanto autofalantes, ou fones de ouvido. A Secretaria de Saúde fornece ao paciente o link por meio do qual ele será atendido por um profissional médico para avaliar resultados de exames ou dar orientações em saúde.
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