Novembro Azul é tema de encontro no CCMI Remanso Campineiro

0 0
Tempo de leitura1 Minutos, 20 Segundos

Cerca de 100 idosos estiveram presentes para acompanhar as orientações de prevenção contra o câncer de próstata e de superação de preconceitos

O CCMI (Centro de Convivência da Melhor Idade) do Loteamento Remanso Campineiro realizou nesta terça-feira (22/11) um encontro com cerca de 100 idosos sobre a campanha Novembro Azul, mês de conscientização e combate ao câncer da próstata.


De acordo com a psicóloga e coordenadora do CCMI, Fernanda Fadiga, o objetivo principal era propagar informações importantes sobre a realização dos exames de rotina e de prevenção ao câncer de próstata. Ela destacou que ainda existe preconceito entre os homens em relação ao exame de toque retal, um dos instrumentos mais eficazes para se diagnosticar anomalias na próstata. “A Campanha Novembro Azul é um momento importante onde temos o compromisso de levar informações as pessoas e que possamos quebrar esse preconceito que ainda é forte entre os homens. Um exame simples e que pode fazer a diferença entre a vida e a morte”, destacou Fernanda.


O câncer de próstata é o mais incidente no homem (excluindo-se o câncer de pele não melanoma) e o segundo que mais mata, atrás do câncer de pulmão. Dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade do Ministério da Saúde revelam que, de 2019 a 2021, foram mais de 47 mil óbitos em razão desse tipo de tumor. No ano passado, 16.055 homens morreram em consequência da doença, o que corresponde a cerca de 44 mortes por dia. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), são esperados 65.840 novos casos de câncer de próstata em 2022.

– Fonte: Prefeitura de Hortolândia.