O evento organizado pela Prefeitura de Hortolândia será às 19h, na Estação Jacuba
Anunciada como convidada do evento para a edição de outubro, Dona Edite chega a Hortolândia nesta segunda-feira (05/12). O Sarau Parada Poética agendado há alguns meses atrás foi adiado por conta do mal tempo. Mas, hoje, a intrépida senhora de 80 anos estará presente para apresentar sua poesia, a partir das 19h, na estação Jacuba (área externa). O endereço é rua Rosa Maestrello, nº 02, Vila São Francisco, Hortolândia.
Mineira da pacata cidade de Pirapora, Edite Marques da Silva, mais conhecida como Dona Edite, teve uma vida atribulada. Após o falecimento da irmã mais velha, Edite se mudou para São Paulo, onde trabalhou para sustentar a família. Nos anos de 1980, aposentou-se em razão de uma doença que a fez perder a visão. Com coragem e muito amor pela poesia, nos anos 2000, Edite começou a frequentar o conhecido sarau da Cooperifa, na periferia da cidade de São Paulo, onde hoje é uma das participantes mais queridas e estimadas. Com a ajuda do sarau, Dona Edite lançou um CD em que declama poesias.
Declamar poesias
Além de se encantar com a presença de Dona Edite, o público poderá soltar a voz para declamar poesias ou textos literários de autoria própria ou de autores conhecidos no sarau “Parada Poética”.
Para participar, é só comparecer no dia do evento. A curadoria é do músico, escritor e mestre de cerimônia Renan Inquérito, criador do sarau. O evento terá ainda as intervenções musicais do DJ Viny e seus toca-discos. O sarau tem classificação indicativa para pessoas com idade a partir de 16 anos. Além disso, o evento terá área de alimentação com food trucks.
Parada Poética
O sarau foi criado pelo poeta e rapper Renan Inquérito, em 2013, e desde então já se tornou um evento de referência na região. O poeta já é conhecido em Hortolândia. Em 2019 e 2020, em parceria com a Prefeitura, Renan realizou o sarau “Aqui Trem Poesia”. Já em 2021, em virtude da pandemia, o evento teve edições on-line ao vivo.
A primeira edição do sarau aconteceu em março deste ano, com a participação de Fernando Anitelli, líder do grupo Teatro Mágico. As demais edições já tiveram os rappers Gog e Fabio Brazza, a cantora Ellen Oléria e o poeta Sergio Vaz, o rapper RAPadura Xique-Chico, o músico Enok Virgulino e o rapper Rashid.
- cultura
- Parada Poética