Adesão ao programa das Nações Unidas acontecerá no dia 26 de janeiro de 2023, em Nova Iorque
A Prefeitura de Hortolândia foi convidada oficialmente, nesta quarta-feira (21/12), a aderir o Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), que estimula empresas e municípios a adotarem práticas que promovam o crescimento sustentável e a cidadania. Ao filiar-se à iniciativa, a Prefeitura assume o compromisso de apoiar e implementar os dez princípios da agenda, nas áreas de meio ambiente, direitos humanos, trabalho e anticorrupção, além de desenvolver ações que contribuam para o enfrentamento dos desafios na sociedade.
Com a adesão, prevista para o dia 26 de janeiro de 2023, na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, Hortolândia passa a fazer parte de um grupo de mais de 16 mil membros no mundo (entre empresas, entidades governamentais e agências oficiais e multilaterais de 160 países), que se comprometem com práticas nesses quatro campos e em comunicar para a sociedade os esforços nesse sentido, como, por exemplo, de informar anualmente o impacto das ações municipais em cada uma das áreas temáticas.
Ao integrar o Pacto Global, o município assumirá a responsabilidade de contribuir para o alcance dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, realizada em setembro de 2015.
“Esse é a coroação de um trabalho iniciado pelo meu amigo e saudoso prefeito Angelo Perugini. Hortolândia integra o projeto Andus (Apoio à Agenda Nacional de Desenvolvimento Urbano Sustentável), na Alemanha, e agora recebemos a notícia onde integraremos também o Pacto Global da ONU. O primeiro passo já foi dado por ele lá atrás e, agora, montaremos uma comitiva para que possamos assinar esse Pacto e poder trabalhar efetivamente nessa agenda global de sustentabilidade e de cidades inteligentes. Sem dúvida um momento ímpar na história da nossa cidade e que demonstra robustez em nossos projetos municipais, o que coloca Hortolândia num outro patamar de desenvolvimento sustentável”, destacou o prefeito José Nazareno Zezé Gomes.
Com a adesão, a Prefeitura de Hortolândia acessará plataformas de aprendizado, se conectará com seus pares, especialistas e com a ONU, participará de treinamentos, workshops e acessará o maior e-learning de sustentabilidade corporativa do mundo. Todo o trabalho será feito com publicidade e transparência.
“O compromisso com o Pacto Global facilita a comunicação de nossa atuação na agenda de sustentabilidade com os diversos públicos, em especial com a comunidade hortolandense. Essa nova lógica é o caminho para um mundo melhor que deixaremos para as próximas gerações”, finalizou o prefeito de Hortolândia.