Diabéticos e hipertensos devem manter medicação de uso contínuo e evitar consumo de bebidas alcoólicas
Celebrar o Natal em família é sempre uma alegria. Nas reuniões natalinas, é comum o consumo de pratos típicos de ceia e bebidas alcoólicas. Mas quando isso se torna abuso, algumas consequências podem surgir nos dias seguintes. Por isso, a Prefeitura de Hortolândia traz algumas dicas de como evitar problemas de saúde após as festas de final de ano. Para quem já abusou neste Natal, a recomendação é se hidratar bastante. Para o Ano Novo, fica a orientação de se divertir com responsabilidade.
De acordo com o secretário adjunto de Saúde, o médico Leandro da Silva Severino, pessoas com doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, precisam redobrar os cuidados com a saúde nesta época do ano. “Uma orientação muito importante é continuar utilizando os medicamentos de costume, sem interromper o tratamento e sem misturar com bebida alcoólica. Muitas pessoas abrem esta exceção, com a justificativa de que é apenas uma semana sem medicação, e isso é um perigo para a saúde. A falta de medicação, aliada ao consumo exagerado dos alimentos da ceia e de bebidas alcoólicas, pode agravar os problemas de saúde”, alerta o médico. Outro risco, enfatiza Severino, é o de acidentes de trânsito, quando a pessoa mistura bebida com direção.
“Para quem exagerou na bebida neste Natal, é importante se hidratar bem nestes dias seguintes. Para quem não faz uso de medicação de uso contínuo e deseja ingerir bebida alcoólica no Ano Novo, a orientação é fazer isso de forma prudente e se alimentar bem durante a ceia”, recomenda. “Isso evita, inclusive, aumento no número de atendimento no Hospital e nas UPAS (Unidades de Pronto Atendimento), logo após as festividades”, completa.
- Natal