Carreta amplia acesso e estimula a realização de exames de mamografia em Hortolândia

0 0
Tempo de leitura2 Minutos, 59 Segundos

Atendimento gratuito começa nesta terça-feira, 3 de janeiro, na Praça ‘A Poderosa’ e a previsão é que mais de 500 exames sejam realizados até o dia 14
 
A carreta de mamografia do programa “Mulheres de Peito”, do Governo do Estado, desembarcou nesta segunda-feira, 2 de janeiro, na Praça “A Poderosa”, região do Rosolém, e começa a atender já nesta terça-feira, 3 de janeiro, entre as 8h e 17 horas. Além da carreta, a Prefeitura de Hortolândia está instalando uma tenda para auxiliar nos trabalhos e garantir um espaço de espera mais humanizado para as pacientes que procurarem pelo serviço.

De acordo com a enfermeira e diretora da Atenção Especializada, Fátima Gomes, a carreta, solicitada pelo prefeito José Nazareno Zezé Gomes junto ao Governo do Estado de São Paulo, tem por objetivo ampliar o acesso e estimular a realização do exame de imagem por parte das mulheres com mais 35 anos de idade.

“Em Hortolândia a Prefeitura oferece mensalmente mais de 500 exames de mamografia, o que atende a nossa demanda. A vinda da carreta e do programa ‘Mulheres de Peito’, além de ampliar o acesso a esse importante exame, acaba funcionando como estímulo para que as mulheres acima dos 35 anos procure pelo serviço. Durante os 12 dias que a carreta ficará na praça, atenderemos a demanda fruto de encaminhamento da nossa rede municipal e também a demanda espontânea”, explicou Fátima.

O programa “Mulheres de Peito” deve realizar cerca de 50 exames diários, de segunda a sexta-feira. Nos dois sábados, dias 7 e 14, o serviço vai das 8h às 12h e nesse período, cerca de 25 mulheres devem ser atendidas. Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde, não haverá agendamento prévio. “Todos os dias, pela manhã, serão distribuídas senhas. Mulheres entre 50 e 69 anos serão atendidas por demanda espontânea. Basta apenas apresentar documento com foto e o cartão Cidadão. Pacientes de 35 a 49 anos e acima de 70 anos precisarão apresentar também encaminhamento médico de profissional da rede pública para a realização do exame”, explicou Fátima.

 

RESULTADO DOS EXAMES

 

Ainda de acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde, laudos e exames estarão disponíveis em 48h, podendo ser consultados por meio da internet. “Cada paciente receberá as instruções sobre como fazer isso na hora de realizar o exame. Caso seja detectado algum nódulo ou alteração sugestiva de câncer, o caso será encaminhado pela rede municipal de saúde, em unidades especializadas, como o CAISM (Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher), no Green Park”, afirmou a diretora.

A mamografia é o exame que permite diagnosticar de forma rápida o câncer de mama. O objetivo do Programa “Mulheres de Peito” é promover a saúde e a prevenção do câncer, realizar o diagnóstico, tratar a lesão e reabilitar as pacientes. A carreta conta com uma equipe multidisciplinar composta por técnicos em radiologia, profissionais de enfermagem, funcionários administrativos e um médico ultrassonografista.
As imagens captadas pelos mamógrafos são encaminhadas para o Sedi (Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem), da Secretaria da Saúde de São Paulo, que emite laudos à distância, na capital paulista. O resultado fica pronto em até 48 horas após a realização do procedimento. Além de mamógrafo, as carretas são equipadas com aparelho de ultrassom, conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, antena de satélite, computadores, mobiliários e sanitários.

SERVIÇO:
Carreta da mamografia “Mulheres de Peito”
Data: 03 a 14/01/2023
Hora: de segunda a sexta-feira, das 8h à 17h – aos sábados, das 8h às 12h
Local: Praça “A Poderosa”, na Rua Aníbal Justino Pereira, Jd. Santa Isabel

– Fonte: Prefeitura de Hortolândia.