Em apenas 12 anos, município saltou de 192 mil para 246 mil moradores, sendo a quarta maior cidade da RMC
Ainda sem o Censo Demográfico 2022 finalizado, o IBGE (Instituto de Geografia e Estatística) divulgou nesta semana uma prévia em que mostra que Hortolândia cresceu 24,64% em relação ao último Censo realizado em 2010. O município saltou de 192.692 para 246.449 habitantes, um acréscimo de 53.757 pessoas em apenas 12 anos.
Em números absolutos, Hortolândia figura entre os quatro municípios mais populosos da RMC (Região Metropolitana de Campinas). Nas primeiras colocações, em número de habitantes estão Campinas (1.170.247), Sumaré 294,1 mil e Indaiatuba (266,5 mil). Nas projeções apresentadas pelo IBGE, houve mudanças nas posições entre as cidades da RMC em relação ao Censo de 12 anos atrás. Americana, que ocupava a terceira colocação e hoje com 243,6 mil caiu para a quinta cidade mais populosa, sendo ultrapassada por Indaiatuba e Hortolândia.
O Censo prévio de 2022 foi entregue pelo IBGE ao Tribunal de Contas da União (TCU) e foi feito com base nos dados coletados até o dia 25 de dezembro. Ao final de todos os anos o instituto entrega a relação da população de todos os municípios brasileiros. A decisão de calcular a população com base nos dados que já foram levantados foi em virtude da não conclusão do Censo 2022 antes do fim do ano. A divulgação, portanto, é para cumprir a lei que determina o fornecimento anual da população das cidades. Esse dado é utilizado para o cálculo do Fundo de Participação dos Municípios e para determinar o tamanho das representações políticas, como na quantidade de vereadores e de deputados federais e estaduais.
Os munícipes que ainda não responderam ao Censo demográfico devem entrar em contato pelo Disque-Censo 137. A ligação é gratuita e pode ser feita de qualquer telefone fixo ou celular todos os dias da semana até o final do mês de janeiro, das 8h às 21h30.
Após esse procedimento, o representante do IBGE agendará uma visita. A entrevista é realizada presencialmente. Todas as informações prestadas ao estudo demográfico realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística são sigilosas. Em caso de dúvidas, o munícipe poderá consultar se o profissional está cadastrado como técnico do IBGE entrando em contato pelo telefone 0800 721 8181 ou pesquisar pelo site censo2022.ibge.gov.br.