Dispositivos fazem parte da “muralha digital” de segurança da Prefeitura
Pequenas câmeras instaladas em alguns conjuntos semafóricos em diferentes pontos de Hortolândia são parte das ações da Prefeitura para tornar o trânsito mais seguro e inteligente. Os dispositivos chamam a atenção de pedestres e motoristas e são componentes da “muralha digital” que cerca a cidade com o objetivo de evitar acidentes e delitos. Estes semáforos inteligentes são capazes de controlar automaticamente o fluxo de veículos da via, criando mais tempo na fase verde no lado onde há maior número de automóveis transitando.
Inicialmente, as câmeras foram instaladas nos cruzamentos entre as avenidas Thereza Ana Cecon Breda com São Francisco de Assis, na Vila Real, e Santana com rua Pastor Hugo Gegembauer, próximo ao UNASP (Centro Universitário Adventista de São Paulo), no Parque Ortolândia e em pontos da avenida Olívio Franceschini entre os cruzamentos com as avenidas Santana e Emancipação.
De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, à longo prazo, o objetivo é implementar a tecnologia em pontos de todas as regiões da cidade interligando estas câmeras à nova Central de Monitoramento uma das mais modernas do Brasil, inaugurada no ano passado. “Os dispositivos contribuem com a travessia de pedestres. A ajuda da tecnologia é importante para o controle do tráfego”, explica o diretor de planejamento e projetos da Secretaria de Mobilidade Urbana, Ricardo Barbosa.