Trabalho de reforço da segurança viária em diferentes pontos de Hortolândia acontece diariamente
O mutirão do reforço e da implantação de sinalização realizado pela Prefeitura de Hortolândia, semanalmente, em todas as regiões, também acontece próximo das grandes empresas com sede na cidade. O trabalho iniciado, na semana passada, entre o Jardim Rosolém e o Jardim Adelaide continuou, nesta terça-feira (14/02), nas principais vias de ligação entre os bairros até chegar na entrada da empresa de tecnologia DELL. De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, no trecho, houve pintura de lombadas, demarcação de embarque e desembarque de transporte coletivo, faixas de pedestres, legendas como “PARE” e “OLHE” e faixas duplas amarelas indicando o tráfego de mão dupla nas ruas.
“Este trabalho contribui com a segurança de motoristas e pedestres, evitando acidentes e aumentando a visibilidade. Esta região, além de grandes empresas e residências, também possui pequenos comércios ao longo de todo o trecho. O reforço e a implantação de sinalização de solo continuará pelos próximos dias. O entorno de unidades de saúde e ensino, praças, parques e vias que dão acesso para rodovias que atravessam Hortolândia seguem como prioridades para a realização da ação”, explica o diretor de operações da Secretaria de Mobilidade Urbana, José Eduardo Vasconcellos.
Em 2022, foram contabilizados quase 70 mil metros quadrados de vias pintadas ou que tiveram a pintura reforçada. Com tinta especial, foram aproximadamente 27 mil metros quadrados. Já com tinta normal, cerca de 42 mil metros quadrados de ruas e avenidas foram contempladas. O aumento da segurança viária em Hortolândia passa diretamente pelo reforço e a repintura da sinalização de solo que, desde 2017, acontece em toda a cidade.
Novos semáforos no Jardim Amanda
Já em um dos principais cruzamentos do Jardim Amanda, as equipes da Administração Municipal trabalham para a conclusão da instalação de conjuntos semafóricos. O trabalho acontece entre a avenida Princesa Isabel e a rua Rui Barbosa com a colocação dos grupos focais.Além da pintura da sinalização de solo e a instalação de novos semáforos, radares controladores de velocidade evitam acidentes nas principais vias. A Operação Tapa-Buraco e a readequação do sentido de ruas e avenidas para maior fluidez do trânsito também são parte da base do que é feito para salvar vidas no trânsito.
“Toda a cidade já recebeu e continuará recebendo as ações, inclusive o aumento da malha cicloviária que acontece, gradativamente, por um trânsito sem mortes”, comenta Vasconcellos.