Ação foi de estudantes do UNASP junto ao Núcleo de Educação Ambiental da Prefeitura
A Prefeitura de Hortolândia continua com as ações de sustentabilidade pensando no futuro ambiental da cidade. Uma área no entorno da lagoa do Jardim Amanda recebeu a equipe do Núcleo de Educação Ambiental para realização do plantio de árvores apropriadas para o embelezamento. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, no local, foram plantadas mudas como Quaresmeiras, Ipês-Brancos e Ipês-Amarelos. A ação foi uma solicitação de alunos do UNASP (Centro Universitário Adventista de São Paulo). A meta da Administração Municipal é, até 2024, espalhar mais de 80.000 mudas de árvores por Hortolândia.
Até o momento, no âmbito do projeto de Arborização e Paisagismo, foram plantadas pouco mais de 20 mil mudas, em diversas áreas de Hortolândia, segundo os relatórios disponibilizados pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Entre os objetivos do projeto está o de preservar espécies nativas da flora nacional, tornando a cidade mais verde e agradável para os animais da fauna local e regional e para a comunidade. As ações começaram em maio de 2022 e são coordenadas pela Secretaria de Obras, envolvendo todas as secretarias municipais.
O projeto atende aos ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) estabelecidos pela ONU (Organização das Nações Unidas) e permite a compensação ambiental das obras que compõem o Programa de Infraestrutura Urbana e Desenvolvimento Sustentável. Deste modo, a Administração Municipal projeta Hortolândia para os próximos 30 anos, com desenvolvimento econômico e equilíbrio ambiental, tornando-a uma cidade inteligente e sustentável.