Equipe de educação ambiental da Prefeitura realiza orientação por zeladoria de árvores no Pq. Ortolândia

0 0
Tempo de leitura2 Minutos, 49 Segundos

Ação tem o objetivo de sensibilizar população no cuidado para poda, corte e retirada do material orgânico em Hortolândia

A poda e o corte das árvores em risco é uma ação importante para manter a zeladoria da cidade. Além disso, contribui com a segurança de todos, seja para moradores dentro de suas respectivas residências, para pedestres que passam pela calçada ou motoristas que trafegam, diariamente, pelas ruas de Hortolândia. Pensando nestes fatores, durante toda a manhã desta quinta-feira (23/02),  as equipes de Educação Ambiental e do Setor de Fiscalização da Prefeitura percorreram ruas do Parque Ortolândia realizando abordagens orientativas e entrega de panfletos explicativos nas casas e comércios apontando como o munícipe pode prosseguir para solicitar a autorização e como proceder após a poda.  

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, a autorização da poda e do corte de árvores é solicitada por meio do site oficial da Administração Municipal no LINK.  Após a autorização no site da Prefeitura e a realização do trabalho, para que o material orgânico podado, galhos e folhas, por exemplo, não fique espalhado nas calçadas, o morador deve contatar, por telefone, a Administração Regional de seu respectivo bairro para garantir a coleta gratuita do que restou deste material. Basta ligar em uma das cinco regionais (clique e veja os números dos telefones) e solicitar a coleta.

“As equipes realizaram diversas orientações educativas para sensibilizar a população no que se relaciona à cuidados ambientais. Abandonar material orgânico na calçada causa diversos problemas e prejudica a todos. Se cada um fizer a sua parte e ligar na regional para que o material seja retirado, será  muito importante para a zeladoria da cidade. Nos próximos dias, as equipes continuarão com a ação orientativa no Parque Ortolândia. Após isso, a próxima etapa é retomar o trabalho nos bairros que já receberam orientações no ano passado para reforçar a importância deste compromisso com uma Hortolândia limpa e bem cuidada”, explica o coordenador do Núcleo de Educação Ambiental, Ricardo Zanoni.

Para evitar quedas, trabalho está intensificado

O Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang, localizado na região do Jardim Nossa Senhora de Fátima recebeu, na semana passada, uma etapa do mutirão de poda e corte de árvores. A ação para evitar danos ambientais e quedas de espécies que não são próprias para certos locais está intensificada por conta do grande volume de chuva acumulado na cidade, desde o início deste ano. A retirada das árvores acontece após análises técnicas realizadas por especialistas. O serviço continuará em espaços públicos de todas as regiões da cidade e também já foi concluído em uma área verde próxima ao Campo da Confibra, localizada no Jardim Campos Verdes e no OAPE (Observatório Ambiental Parque Escola). A ação ainda acontecerá no Parque Socioambiental Chico Mendes, localizado na área central da cidade. 

“Todas estas ações ambientais são importantes para manter em estabilidade a situação ambiental de Hortolândia, evitar danos causados pelas chuvas além de fortalecer a limpeza e a zeladoria da cidade. Este conjunto de serviços fortalece a política ambientalista implantada há décadas no município”, explica o secretário adjunto de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Josemil Rodrigues. A população pode fazer denúncias de problemas ambientais por meio do aplicativo Agenda Verde, que pode ser baixado nas plataformas Google Play ou App Store pelo celular da pessoa. A identidade do denunciante é mantida em sigilo. 

 

– Fonte: Prefeitura de Hortolândia.