Atividades ministradas nesta semana foram sobre sinalização de segurança e equipamento de punção intra-óssea
O SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) atende ocorrências e acidentes graves constantemente. É importante que os profissionais do serviço atuem com precisão e agilidade para salvar as vítimas. Por isso, a Prefeitura de Hortolândia investe na capacitação do SAMU. Nesta semana, foram realizadas duas formações teórico-práticas para as equipes do serviço. Nesta quinta-feira (09/03), a Secretaria de Saúde ministrou a capacitação sobre avaliação e sinalização de segurança do local das ocorrências ou dos acidentes, em vias públicas e rodovias (foto), para as quais o SAMU recebe chamado de atendimento.
De acordo com o coordenador geral do SAMU Regional, Renato Lopes Machado, a atividade capacitou as equipes sobre como fazer a avaliação e a sinalização corretas do local onde aconteceu o acidente para garantir maior segurança às vítimas e às equipes durante o atendimento.
As equipes do SAMU também receberam capacitação sobre punção intraóssea, na segunda-feira (06/03). O coordenador Renato Lopes Machado explica que o serviço fez a aquisição de um novo equipamento mais moderno para executar o procedimento. Em razão disso, é necessário capacitar as equipes sobre como utilizar corretamente o novo aparelho. De acordo com o coordenador, a punção intraóssea é um procedimento para injetar soro ou medicamento na medula óssea do paciente. O procedimento, realizado em casos de urgência e emergência, é utilizado quando há dificuldade ou não é possível fazer a infusão no vaso sanguíneo em decorrência do estado do paciente.
- SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência)
- CAPACITACOES
- punção intraóssea