Semana da Água em Hortolândia lembra luta da população pelo recurso natural antes da emancipação

0 0
Tempo de leitura2 Minutos, 13 Segundos

Dia Mundial é comemorado oficialmente na quarta-feira (22/03) ressaltando os cuidados para o futuro da água

O Dia Mundial da Água, comemorado na quarta-feira (22/03), tradicionalmente é lembrado em Hortolândia com um abraço coletivo realizado no entorno de alguma das lagoas que estão localizadas em um dos parques socioambientais da cidade. No total, Hortolândia possui nove parques. Destes, oito com lagoas dentro dos espaços. A relação da cidade com a água remete à história político-administrativa do município. A falta d’água, no início dos 1980, foi um dos motivos das organizações de movimentos sociais que, dentre tantas coisas, reivindicavam saneamento básico

“Podemos dizer que a emancipação de Hortolândia, ideia que ganhou força a partir deste anseio da população com movimentos sociais por diversas questões relacionadas à elementos básicos para a vida, dentre eles, a água, surgiu ligada à essa necessidade. Em 1991, Hortolândia vira cidade e a relação do município com o precioso líquido continua enraizada, em detalhes, desde o nascimento deste local, desde sua origem, nos tempos mais antigos”, comenta o secretário adjunto de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Josemil Rodrigues. 

Água e Hortolândia: Relação histórica

Segundo historiadores, o primeiro nome de Hortolândia (Jacuba) tem origem em uma bebida feita às margens do Ribeirão Jacuba, quando os tropeiros que estavam a caminho de Goiás paravam para se alimentar e descansar. Jacuba ainda é o principal córrego que corta o município. Além disso, o atual paço municipal, o Palácio das Águas, inaugurado em 2010, tem essa denominação também em homenagem à luta da população pela água, antes da emancipação da cidade.  

A luta continua, agora, pela preservação

A luta pela água na cidade tem sequência, atualmente, por meio do trabalho de recuperação de nascentes, desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Administração Municipal. Além disso, nos últimos anos, Hortolândia também ocupou um papel importante na questão da água. O ex-prefeito Angelo Perugini foi presidente do Consórcio Intermunicipal dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ) por dois mandatos, entre os anos de 2009 e 2012. Os anos foram marcados por importantes passos no aprimoramento da gestão de recursos hídricos nas Bacias PCJ. “O desenvolvimento da cidade atrelado aos cuidados com a água e as questões ambientais hoje, é um dos pilares para o futuro com sustentabilidade para as próximas gerações”, explica Rodrigues.

Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água foi criado em 1993 pela Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas). A data foi criada com o objetivo de alertar a população do mundo todo sobre a importância da preservação da água para a sobrevivência de todos os ecossistemas do planeta. 

 

– Fonte: Prefeitura de Hortolândia.