Construção do Viaduto da Vila Real deve começar no segundo semestre de 2023

0 0
Tempo de leitura2 Minutos, 1 Segundos

Aprovação do projeto executivo, a cargo da Rumo Logística, deve acontecer no mês de abril em reunião com o DAEE, em São Paulo

A Prefeitura de Hortolândia e a Rumo Logística, concessionária que administra a malha ferroviária que corta o município, anunciaram que a construção do viaduto sobre a linha de ferro, unindo as avenidas São Francisco de Assis e Santana, na Vila Real, iniciará no segundo semestre de 2023.

O novo cronograma foi debatido em reunião realizada no gabinete do prefeito José Nazareno Zezé Gomes. Segundo o relações institucionais e governamentais da Rumo, Rodrigo Stéfani, o projeto executivo necessita de uma aprovação por parte do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), autarquia do Governo do Estado, referente a passagem sobre o ribeirão Jacuba.  Essa aprovação será discutida no próximo dia 6 de abril na Sede do DAEE, em São Paulo. “Nossa expectativa é que o DAEE faça a aprovação do projeto executivo durante o mês de abril. A partir dessa liberação e com todas as aprovações em mãos, possibilitará o início da fase de desapropriações e de uma varredura para verificar se existe alguma intervenção que necessite ser realizada, para que a obra possa ser iniciada”, explicou Stéfani.

Durante a reunião, que contou com a presença dos secretários municipais Carlos Augusto César, o Cafú (Governo), Carlos Roberto Pratavieira Júnior (Planejamento), Sérgio Torrecilas (Obras) e Atílio Pereira (Mobilidade Urbana), os representantes da Rumo Logística apresentaram o projeto executivo e destacaram que todos os esforços da companhia estão sendo realizados e que o projeto do viaduto da Vila Real deve ser o primeiro a ser iniciado na região. “Com a aprovação do DAEE, teremos todas as capacidades para iniciar essa construção neste ano. A obra deve ser concluída em aproximadamente 15 meses”, destacou Stéfani.

Para o prefeito Zezé Gomes, é fundamental que a obra seja iniciada o mais breve possível para que os transtornos causados pela estrada de ferro e possíveis acidentes possam ser evitados. “Hortolândia cresceu muito e esse trecho recebe cerca de 24 mil veículos por dia. Por isso, a construção do viaduto possui uma importância gigantesca para o desenvolvimento de toda essa grande região. Lembro ainda que com as obras de construção, faremos a duplicação da avenida Santana e a nossa meta é retirar o terminal de ônibus da Santana para que o fluxo possa ser linear. Estamos trabalhando nisso e em breve teremos novidades”, afirmou o prefeito.

– Fonte: Prefeitura de Hortolândia.