Evento online, com transmissão pelo YouTube, será nesta segunda-feira (08/05), às 19h
A Prefeitura de Hortolândia promoverá, nesta segunda-feira (08/05), às 19h, o webinário “Escola Outra, uma Cultura de Paz”. O encontro remoto, organizado pelo Centro de Formação dos Profissionais em Educação “Paulo Freire”, terá transmissão ao vivo pelo canal da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia no Youtube. O evento marca a abertura do projeto em 2023, como fases 1 e 3, com uma novidade: a ampliação do projeto-piloto para mais cinco escolas da rede municipal de educação.
O webinário online é voltado a profissionais da educação que atuam no município, em especial aos que trabalham nas escolas participantes do projeto-piloto, mas poderá ser assistido pela comunidade em geral, ficando disponível na plataforma Youtube. Não é necessário se inscrever previamente para participar.
A abertura será feita pelo secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Fernando Moraes. O tema de reflexão será abordado pelo Prof. Dr. Flávio Caetano da Silva, do Departamento de Educação da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), instituição pública de ensino superior, parceira da Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia. O convidado é credenciado no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar, no curso de Mestrado e Doutorado, atuando na linha de Pesquisa em Educação, Cultura e Subjetividade. É também coordenador geral do projeto Escola-Outra em Hortolândia.
Ampliação do Projeto
De acordo com Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, além das duas escolas que já participam do projeto-piloto de intervenção pedagógica, a Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) São Sebastião II e a Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Helena Futava Takahashi, no Jd. Campos Verdes, este ano, novas unidades aderiram ao Projeto Escola-Outra. São elas a Emei Carlos Vilela, no Jd. Nossa Senhora de Fátima; as Emeiefs (Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Jardim Amanda III, no Jd. Amanda I, e Luiza Vitória Oliveira Cruz, no Parque Orestes Ôngaro; além das Emefs Samuel da Silva Mendonça, no Jd. Nova Europa, e Salvador Zacharias P. Junior, no Jd. Novo  ngulo.
A cooperação entre a Prefeitura de Hortolândia e a UFSCar na área da Educação, por meio do projeto “Uma Escola-Outra”, começou em abril de 2020 com o objetivo de promover uma formação continuada ímpar, aos profissionais da rede municipal de Educação. O projeto atua no município em quatro frentes: formação continuada, por meio do curso de Pós-Graduação “Da Escola Pública à Escola Outra: relações com o saber que afetam projetos de vida e de trabalho”; grupo de ateliê biográfico; grupo de trabalho para acompanhar o andamento das pesquisas e projeto-piloto de intervenção pedagógica em sete escolas municipais. A quarta frente é o projeto de pesquisa, no qual profissionais da rede, professores e pós-graduandos da UFSCar, transformam as atividades desenvolvidas nas três frentes anteriores em artigos de pesquisa.
“Para a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia e o Centro de Formação dos Profissionais em Educação ‘Paulo Freire’, o conhecimento profissional docente jamais deve tornar-se obsoleto de seu tempo histórico, social e educacional. Neste sentido, os conhecimentos e os saberes construídos e constituídos no locus formativo devem ressignificar e contextualizar o olhar para a realidade histórica e social em tempos e espaços de constante transformação, considerando as demandas e exigências educacionais-sociais contemporâneas. A práxis profissional docente necessita transformar-se em consonância com o presente, como instrumento oportuno para ressignificar o pensamento, a formação humana e as práticas sociais na perspectiva da construção permanente da profissão, no qual preceituam novos paradigmas de conhecimento,” ressalta o supervisor educacional, Aparecido Donizeti Chagas de Faria.
- educação
- EscolaOutra