Novo prédio do CAPS IJ tem espaços mais humanizados para crianças e adolescentes com transtornos mentais

0 0
Tempo de leitura4 Minutos, 2 Segundos

Inauguração da nova sede do órgão nesta segunda-feira (29/05) contou com participação do prefeito Zezé Gomes

Você sabia que Nárnia fica em Hortolândia? O fabuloso universo da série de livros e filmes dá nome a um dos espaços do novo prédio do Centro de Atenção Psicossocial InfantoJuvenil (CAPS IJ), inaugurado pela Prefeitura, nesta segunda-feira (29/05). A inauguração integra a programação comemorativa dos 32 anos de emancipação política do município. Participaram do evento o prefeito José Nazareno Zezé Gomes, os secretários de Saúde, Dênis André José Crupe, e de Governo, Carlos Augusto César “Cafu”, e a promotora de Justiça, Renata Brandão Lazzarini. 

A nova sede do CAPS IJ, órgão da Secretaria de Saúde, tem 15 salas, que receberam nomes descontraídos. A coordenadora do Departamento de Saúde Mental, Leici Santana, destaca que a ideia é tornar o ambiente mais leve. “A ideia dos nomes de cada espaço foi feita pelos funcionários, crianças e adolescentes atendidos pelo CAPS IJ. O objetivo é humanizar o atendimento aos pacientes”, explica Leici. O novo prédio está localizado  na rua José Aparecido Marçal, 103, Parque Residencial Maria de Lourdes. Atualmente, o órgão atende 400 pacientes com transtornos mentais, dentre crianças e adolescentes de até 18 anos.

O espaço “Nárnia” é destinado para atividades de expressão, como, por exemplo, artesanato, que são desenvolvidas com os pacientes. Já a sala de música recebeu o nome TikTok. Para incentivar a prática de brincadeiras, a nova sede do CAPS IJ tem o espaço “DivertidaMente” para as crianças. Para facilitar o acesso dos pacientes, o novo prédio conta com elevador. 

Uma das pacientes que aprovou o novo prédio é a adolescente C.B., de 14 anos. “Gostei porque tem salas novas. O CAPS tem me ajudado muito. É um lugar onde converso e conheço pessoas”, destacou a jovem, que fez uma apresentação na qual cantou a música “A sociedade sem manicômios”, que ela ajudou a compor e se tornou uma espécie de hino do CAPS IJ.  

Quem também aprovou a nova sede é o adolescente P.G., de 17 anos. “Achei o novo local mais arejado e acolhedor. O prédio antigo era meio fechado”, destaca o rapaz. O tratamento e o acompanhamento que recebe do órgão melhoraram sua vida. “Estou pensando em trabalhar no CAPS IJ. Penso em estudar Psicologia”, contou o jovem.

CUIDAR DAS PESSOAS

Quem fez questão de participar da inauguração para conhecer o novo local foi Marina Cristina Macedo, mãe de dois meninos atendidos pelo CAPS IJ. “Gostei muito. O novo prédio ficou bonito! A terapia e o acompanhamento que meus filhos recebem do CAPS é fundamental para o desenvolvimento deles”, elogiou a moradora.

O prefeito Zezé Gomes ressaltou que a inauguração é mais uma ação do município para cuidar das pessoas. “A Prefeitura tem destinado uma alta quantidade de recursos na saúde. Isso não é gasto, é investimento. A Saúde é pauta muitíssimo importante na nossa Administração. Cuidar das pessoas é um trabalho sério. Tem que fazer isso todo dia. O governante que não cuida das pessoas, passa despercebido. Por isso que eu gosto de estar na rua e ouvir as sugestões e demandas das pessoas para melhorar a vida delas”, salientou o prefeito.   

O secretário de Saúde, Dênis André José Crupe, ressaltou que os problemas de saúde mental se acentuaram com o enfraquecimento da pandemia. “As demandas por serviços de saúde mental aumentaram no pós-pandemia. Por isso, é fundamental a Prefeitura fortalecer a saúde mental, pois isso vai se refletir em outras demandas de saúde da população. Vamos trabalhar o CAPS Vida e o CAPS AD (Álcool Drogas). Portanto, neste ano poderemos ter novidades sobre esses dois órgãos também importantes da rede de saúde mental do município”, destacou o secretário. 

A união de esforços entre os três poderes públicos é importante para proporcionar melhorias ao município, destacou o secretário de Governo, Carlos Augusto César “Cafu”. “Hoje, nesta inauguração vocês estão vendo os três poderes instituídos: Executivo, Legislativo e Judiciário. Quando esses três poderes trabalham juntos com a mesma visão, você tem grandes avanços na cidade. O prefeito Zezé nos cobra para que em nosso trabalho tenhamos um olhar prioritário ao ser humano para os próximos 30 anos. De nada ter um prédio bonito. É preciso ter pessoas capazes para executar o trabalho e  atender a população, e assim garantirmos um futuro melhor para as crianças e os adolescentes”, destacou Cafu. 

A promotora de Justiça, Renata Brandão Lazzarini, salientou a importância do município garantir uma infância sadia para a população infantil. “Tenho acompanhado o trabalho e o empenho da Prefeitura tem feito para as crianças e os adolescentes. Sem saúde mental não há vida, não infância. Por isso, a inauguração desse novo espaço do CAPS IJ é um grande passo para dar infância para meninos e meninas do município”, destacou a promotora.

  • CAPS IJ
  • HORTOLANDIA 32 ANOS
    – Fonte: Prefeitura de Hortolândia.