Evento remoto, nesta quinta-feira (22/06), enfocou o planejamento pedagógico
Cerca de 900 internautas acompanharam ao vivo, na noite desta quinta-feira (22/06), o webinário “O Planejamento Pedagógico e a gestão do cotidiano que respeita os direitos de aprendizagem das crianças e considera a organização curricular por campos de experiências”, promovido pela Prefeitura de Hortolândia. O encontro, mediado pelo diretor de Pedagogia e Formação Continuada, Aparecido Donizeti Chagas de Faria, reuniu duas convidadas já conhecidas pelos profissionais da rede municipal de educação: as consultoras Sonia Larrubia, pedagoga com mestrado em Psicologia da Educação, e Anita Viudes C. Freitas, mestre em educação e especialista em desenvolvimento infantil.
O evento foi gravado e pode ser visto no canal da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia no Youtube. Para assistir, basta clicar aqui. O webinário faz parte da série “Integra Saberes”.
As convidadas apresentaram uma reflexão sobre a construção do planejamento pedagógico na rotina da Educação Infantil, respondendo a questões enviadas previamente pelos profissionais da rede. Elas abordaram o processo de planejamento que leva em consideração as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, a BNCC (Base Nacional Comum Curricular ), O Currículo de Hortolândia – Integra Saberes e o PPP (Projeto Político Pedagógico) das escolas. Também relembraram a importância da observação, da escuta e do registro como essenciais para o desenvolvimento integral de bebês e crianças que estão no centro do processo educativo.
“Uma observação atenta e escuta oferecem dados que vão ajudar a guiar o planejamento dos profissionais de educação e na seleção dos materiais, atividades e espaços. Conforme eu observo no convívio, no dia a dia com as crianças o que elas gostam mais e se interessem, faço os registros. Se voltar para esses dados vai dar pistas sobre como elaborar o planejamento”, explica a pedagoga Sonia Larrubia.
Além do tema proposto, as convidadas abordaram ainda a perspectiva do planejamento em ação, que diferentemente das propostas mais tradicionais, vai muito além da prática do planejamento feito por atividades, datas comemorativas ou por áreas de conhecimentos. Ao final da formação, as convidadas apresentaram fotos de sugestões de atividades para inspirar os profissionais na construção do planejamento pedagógico das unidades escolares.
“A criança da Educação Infantil está no momento de ampliação das experiências, de ampliação de repertório, de viver coisas que ela não conhece e explorar possibilidades de tudo o que está à volta dela. Então, nesse momento, também temos que pensar o planejamento para ampliar essas experiências”, ressaltou Anita Viudes.
De acordo com o Centro de Formação dos Profissionais em Educação “Paulo Freire”, ao longo do ano, todos os profissionais de educação participarão de uma série de formações e webinários para discutir e se aprofundar sobre temas que ajudarão a colocar o currículo em prática.
Currículo Municipal Integra Saberes
O currículo próprio para a rede municipal de ensino, baseado na BNCC, está em construção, com a participação dos profissionais da área. A primeira versão, compilada por consultoria contratada pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, está em fase de leitura e reflexão.
A medida beneficia diretamente mais de 26 mil alunos matriculados na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e na EJA (Educação de Jovens e Adultos) e integra a atual proposta da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, que tem como lema “Hortolândia, território de saberes: a educação como conceito de integralidade”.
- educação
- webinário
- INTEGRA SABERES