Espetáculo de mágica entretém idosos de Hortolândia

0 0
Tempo de leitura3 Minutos, 13 Segundos

Apresentação no CCMI Remanso contou com truques de ilusionismo e humor

Idosos cadastrados no CCMI (Centro de Convivência da Melhor Idade) do Remanso, órgão vinculado à Secretaria de Governo, participaram, nesta segunda-feira (07/08), de um espetáculo de mágica. A atividade compõe a programação do órgão em virtude do mês dos pais.

Garrafas que se multiplicam, jornal que não se molha mesmo em contato com leite, dados mágicos que alternam os números, pombas que aparecem e somem e uma corda que muda de tamanho. O espetáculo de mágica realizado no saguão central do Centro de Convivência da Melhor Idade do Remanso entreve os idosos em um show repleto de truques clássicos de salão. Conduzido pelo mágico de Campinas, Emerson Rosa, o espetáculo foi dividido em duas partes. Na primeira, os idosos assistiram a truques clássicos de ilusionismo com fundo musical, em que o mágico Emerson utilizou lenços, bolinhas e cartas para divertir e confundir o público da melhor idade. Já a segunda parte do show contou com a interação dos idosos, que puderam aprender e, até mesmo, subir ao palco para participar de alguns truques de mágicas. Além de se surpreenderem com os mistérios do ilusionismo, os idosos se divertiram com as doses de humor apresentadas pelo mágico no estilo de comédia stand-up.

Foi há quase 35 anos, enquanto brincava com alguns baralhos, que Emerson Rosa aprendeu o primeiro truque de mágica. Desde então, estudou e desenvolveu diversas técnicas de ilusionismo. O mágico, que também trabalha como professor, descreve os benefícios do espetáculo para o público da melhor idade. “Hoje foram apresentados alguns truques voltados para a melhor idade. São mágicas clássicas de salão, atividades lúdicas, que trabalham com a percepção, memória, cognição e, principalmente, com o raciocínio do público, já que ao final eles se perguntam como foi feito o truque. Eu ensino parcialmente alguns truques, para eles terem uma ideia de como é realizada a mágica. A ideia principal é divertir e estimular o raciocínio e a inteligência deles”, avalia.

Com um sorriso no rosto e ainda surpresa com os truques de ilusionismo a que assistiu, a inscrita no CCMI Remanso, Maria Elizabeth Ferreira de Souza, compartilha a experiência de ter participado do espetáculo de mágica. “Eu amei, achei muito interessante. Não via a hora de ver o truque com os pombinhos. Ele até ensinou a gente como fazer alguns truques, mas é muito difícil” revela. Espanto que também traduz a reação do idoso inscrito no CCMI Remanso, João Dias. “Eu adorei mesmo, de verdade. O show foi muito bom. Eu gostei muito do truque com as pombas que desaparecem, não dá para entender como ele fez aquilo. Eu me diverti muito”, afirma o morador do Jd. Rosolem.

A coordenadora do CCMI Remanso, Fernanda Fadiga, avalia os impactos da atividade lúdica para o público da melhor idade. “Nosso objetivo com essa atividade foi proporcionar um momento de lazer e diversão para nossos inscritos com algo totalmente diferente do que estão habituados a participar na Melhor Idade do Remanso. A apresentação de magia e ilusão com o mágico Emerson Rosa encantou quem esteve presente com momentos de magia e surpresa. A cada número apresentado, pudemos perceber a alegria dos nossos idosos em vivenciar uma atividade programada exclusivamente para eles. A mensagem que passamos é de que é preciso se permitir momentos de alegria e leveza para renovar as forças e, assim, continuar vivendo intensamente, sem deixar de sorrir, sonhar, acreditar e se encantar”, comenta Fernanda.

Além do show “Magia e Ilusão”, o Centro de Convivência da Melhor Idade prepara outras atividades em virtude do dia dos pais. No dia 14 de agosto, o órgão promoverá uma homenagem aos pais. Já no dia 21 deste mês, os idosos poderão assistir à peça de teatro “Escreva uma Nova História”.

  • CCMI (Centro de Convivência da Melhor Idade)
  • Dia dos Pais
    – Fonte: Prefeitura de Hortolândia.