Hortolândia inicia o Cadastro Municipal das Pessoas com Deficiência

0 0
Tempo de leitura2 Minutos, 3 Segundos

Cadastramento busca otimizar a  implementação de Políticas Públicas para as Pessoas com Deficiência no município

A Prefeitura de Hortolândia, por meio do Departamento de Direitos Humanos, órgão vinculado à Secretaria de Governo, iniciou, neste mês de agosto, o cadastro municipal das pessoas com deficiência. Inicialmente realizado de maneira on-line, o cadastro também poderá ser realizado, a partir do dia 11 de setembro, presencialmente (consulte os locais abaixo). Sem custo e aberto a pessoas com deficiência de todas as idades, residentes em Hortolândia, o cadastro tem o objetivo de mapear a quantidade de pessoas com deficiência no município, assim como os bairros onde moram. O cadastro não causará nenhum prejuízo ou alteração dos benefícios adquiridos pela pessoa com deficiência (para realizar o cadastro on-line, basta clicar neste LINK). Informações adicionais poderão ser adquiridas pelo WhatsApp, pelo número (19) 97058-2300, ou pelo telefone (19) 3897-1126.

Com o objetivo de construir uma cidade mais inclusiva, o cadastramento é voltado a pessoas com deficiência física, visual, auditiva, mental, motoras, transtorno do espectro autista ou deficiências invisíveis. De acordo com o Departamento de Direitos Humanos da Prefeitura de Hortolândia, o objetivo do cadastro é identificar as reais necessidades das pessoas com deficiência no município. A partir da identificação dos tipos de deficiência mais comuns, do perfil das pessoas com deficiência e os bairros em que há maior predominância, o departamento busca otimizar a proposição de políticas públicas para as pessoas com deficiência. 

Para realizar o cadastro on-line, é necessário o preenchimento de informações pessoais, tais como documentos, endereço, nível de escolaridade, renda e o tipo de deficiência. O formulário não possui respostas certas ou erradas, orientando os inscritos compartilhar as sensações que têm em relação ao corpo e às condições físicas. O formulário on-line aborda questões como itens utilizados em decorrência da deficiência, primeiro diagnóstico, grau de dependência de terceiros, além de especificidades sobre as capacidades em comunicação, cuidados pessoais, vida doméstica, mobilidade, capacidade de aprendizagem e relações interpessoais.  Já no preenchimento presencial, em setembro, serão solicitados CPF, RG, comprovante de endereço e um laudo médico. Para crianças até 12 anos de idade, será solicitado apenas o RG ou a Certidão de Nascimento. 

Diante dos esforços para promover o bem-estar e políticas públicas para as pessoas com deficiência, a Prefeitura de Hortolândia se programa para realizar, no dia 13 de setembro, a Conferência Municipal da Pessoa com Deficiência.

  • pessoas com deficiência
  • inclusão social
  • Direitos Humanos
    – Fonte: Prefeitura de Hortolândia.