Moradores são sensibilizados sobre separação e destinação adequada de resíduos
Nesta segunda-feira (21/08), a equipe de Educação Ambiental realizou uma ação educativa no Jardim Terras de Santo Antônio, visando a conscientização da população sobre a importância do descarte adequado de resíduos. A ação buscou levar aos moradores a importância correta da separação e destinação dos resíduos gerados em suas casas.
Os servidores responsáveis, além de entregar os materiais informativos, conversaram com as pessoas sobre a importância do ato. Segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, primeiramente, moradores e comerciantes foram alertados para retirada de placas e lixeiras colocadas de forma irregular nos canteiros centrais das vias públicas. Além disso, os agentes informam a população sobre a necessidade de descartar, corretamente, entulhos e materiais recicláveis nos PEV’s (Pontos de Entrega Voluntárias) e LEVs. No bairro, também acontece o trabalho de jardinagem, corte e poda de árvores.
“Estamos comprometidos em orientar nossa comunidade sobre a prática correta de descarte de resíduos. Pequenas ações individuais podem ter um impacto significativo na qualidade ambiental de nosso bairro. A previsão é que essa ação aconteça em diversos bairros”, enfatizou o coordenador do Núcleo de Educação Ambiental, Ricardo Zanoni.
“As consequências do descarte inadequado de lixo são múltiplas e abrangentes, trazem prejuízos ambientais e materiais, e colocam em risco a segurança e o bem-estar da população”, destacou a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Eliane Nascimento.
Lembrando que Hortolândia possui Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) onde a população pode fazer o descarte correto de resíduos recicláveis e reaproveitáveis, como entulhos de construção, plástico PET, isopor, sofás, colchões velhos e aparelhos eletrônicos (televisão, computador, ventilador, entre outros). A lista de PEVs está disponível no site da Prefeitura, por meio deste LINK.