Ação nas principais vias da cidade envolve a integração das forças de segurança pública
A Prefeitura de Hortolândia iniciou, nesta segunda-feira (28/08), a Operação Divisa. Realizada pela Polícia Militar do Estado de São Paulo com o apoio da Guarda Municipal de Hortolândia, a operação consiste na saturação e bloqueio das principais vias da cidade a fim de combater os crimes de roubo e furto de veículos. A operação, executada durante esta semana, conta com a participação do Helicóptero Águia, da Força Tática, da Central de Monitoramento de Hortolândia, da ROCAM (Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas) e da Secretaria de Mobilidade Urbana.
O Prefeito de Hortolândia, José Nazareno Zezé Gomes, destaca a integração das forças de segurança da cidade. “A segurança pública é uma das nossas prioridades e, neste sentido, estive recentemente com o comando da Polícia Militar e da Guarda Municipal no sentido de estreitar ainda mais a nossa parceria. Além de bloqueios pelos principais corredores viários do município, ficou definido que, a partir de setembro, a PM estará 24 horas por dia, junto com a Guarda Municipal, em nossa Central Integrada de Monitoramento. Essa união de esforços é fundamental para que possamos fazer um cerco contra a violência. De março para cá, o trabalho em conjunto, com auxílio da sala de monitoramento, esteve presente em diversas ocorrências. Entre elas, flagrantes de tráfico de drogas, porte ilegal de armas, furto, roubo, apreensão de procurados pela Justiça, entre outros. Uma Cidade Inteligente se faz com uma segurança forte e eficaz e o uso de tecnologia vem ao encontro desse trabalho. Possuímos todas as condições de aumentar ainda mais a eficácia da segurança, em busca de uma cidade muito mais tranquila para todos”, avalia Zezé Gomes.
Durante as operações, agentes da segurança pública de Hortolândia realizam o bloqueio em vias públicas onde há tráfego intenso de veículos. Nessa segunda, a Operação Divisa bloqueou simultaneamente a Av. Olívio Fransceschini, a Av. Emancipação, a Av. Santana e os arredores da Praça a Poderosa. Em uma das autuações, guardas municipais e policiais militares recolheram um veículo sem licenciamento que contabilizava 302 infrações de trânsito. A Operação Divisa também busca apreender motocicletas em situação irregular ou provenientes de leilões. O secretário de Segurança de Hortolândia, Joldemar Nunes Correa, o Dr. Jold, avalia positivamente os esforços conjuntos das forças municipais de segurança. “É de extrema importância a sinergia das forças de segurança que atuam em nosso município, para que possamos coibir a criminalidade”, afirma Dr. Jold.
Para o secretário de Governo, Carlos Augusto César, o Cafú, os investimentos na área de Segurança Pública são fundamentais para garantir o desenvolvimento inteligente de Hortolândia. “Quando falamos sobre o conceito de cidade inteligente, percebemos que, além das grandes obras, precisamos oferecer condições para que as pessoas tenham qualidade de vida e aproveitem dos espaços públicos com a sensação de segurança. Esse tipo de ação, com a Operação Divisa, demonstra a capacidade de Hortolândia em integrar as forças da Segurança Pública de forma inteligente. Além de aumentar o efetivo da Guarda Municipal, com o último concurso público, o governo se preocupa em investir em tecnologia de ponta na área da segurança. Uma prova disso é a inauguração, no ano passado, da Central Integrada de Monitoramento de Hortolândia”, completa Cafú.
Central Integrada de Monitoramento de Hortolândia
Inaugurada em dezembro de 2022, a Central Integrada de Monitoramento de Hortolândia é um sistema modernizado de aparelhos que compõem a “muralha digital” de segurança do município. Aberto 24 horas por dia, nos sete dias da semana, o espaço, localizado no bairro Remanso Campineiro, conta com um mega telão, por onde agentes da Segurança Pública e Mobilidade Pública monitoram o trânsito da cidade. Por meio da tecnologia que integra 37 pontos de câmeras com sistema OCR (Optical Character Recognition), é possível identificar placas de veículos furtados ou roubados. Essas câmeras funcionam como uma espécie de scanner, pois são capazes de fotografar, capturar, registrar e reconhecer caracteres dos veículos que passam nos pontos em que estão instaladas, enviando todas as informações, em tempo real, à Central de Monitoramento.
O sistema inteligente de monitoramento é composto, ainda, por 22 pontos de PTZ (Pan/Til/Zoom), câmeras giratórias capazes de atingir uma visão de praticamente 360°. Além disso, elas são capazes de realizar um zoom óptico de até 1 km com nitidez. Toda a fiscalização acontece com 84 faixas de rolamento monitoradas em toda a cidade.
- SEGURANCA PUBLICA
- central de monitoramento
- Polícia Militar
- guarda municipal