Ação visa conscientização e prevenção do suicídio
A partir da terça-feira (12/09), a Prefeitura de Hortolândia por meio da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, inicia rodas de conversa nos CRASs (Centros de Referência da Assistência Social) e CCS (Centros de Convivência Social) com o objetivo de debater e abordar o tema “Saúde Mental” de forma aberta e acessível a todos os usuários das unidades, a partir das 9h. (Confira a programação abaixo).
De acordo com a Secretaria de Assistência Social, estas atividades têm a missão de ampliar o debate sobre saúde mental e auxiliar no reconhecimento de alguns fatores de risco, tais como sintomas de depressão e ansiedade, e outros sinais relacionados ao comportamento suicida, mobilizando a população em prol da saúde e bem-estar coletivo.
A iniciativa conta também com o apoio da Dra. Tatiana Slonczewski, professora de Psicologia da PUC-Campinas, que irá conduzir as rodas de conversa acerca do tema. “Através dessas conversas queremos aumentar a conscientização pública sobre a importância dos cuidados em saúde mental, da valorização da vida e da prevenção do comportamento suicida, auxiliando no reconhecimento de fatores de risco, de fatores de proteção e no entendimento das multiplas influências em torno do suicídio. Nosso objetivo é alcançar as pessoas de forma simples, facilitando o acesso às informações seguras sobre o tema e sobre onde encontrar ajuda.”, explica a psicóloga.
“É fundamental trazer informação à população; é preciso que saibamos identificar pessoas com vulnerabilidade emocional e com ideação suicida para que possamos orientá-las quanto às formas de auxílio e tratamento, sempre buscando a valorização da vida e isso é papel de toda a sociedade”, afirma a coordenadora da unidade, Roseli Salete Braghirolli.
REDE DE ATENDIMENTO
Em Hortolândia, a saúde mental também é prioridade. A cidade atua por meio pelo Caps (Centro de Atenção Psicossocial). Os atendimentos são feitos por equipes multidisciplinares, compostas por enfermeiros, psicólogos, terapeutas ocupacionais, médicos, técnicos de enfermagem e assistentes sociais.
Programação dos CRASs e CCS: