Ação da Prefeitura, em parceria da CCRAutoban, mobilizou mais de 240 estudantes na Emef Marleciene
Mais de 240 estudantes do 4° e 5° anos da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Marleciene Priscila Presta Bonfim, no Remanso Campineiro, assistiram, nesta quinta-feira (07/03), à peça teatral “Ir e Vir: Cidadão Vigilante”, encenada pela Companhia de Teatro Parafernália, no auditório da escola. A ação, que busca levar questões essenciais relacionadas à mobilidade urbana para estudantes da rede pública de maneira lúdica e didática, aconteceu por meio de parceria entre a Prefeitura e o Instituto CCR Autoban.
Com duração de 40 minutos, o espetáculo abordou a aventura vivida pelos personagens Gael, Valentina e Lucas, ao participarem do “Quiz do Cidadão Vigilante”, jogo sobre mobilidade urbana e sustentabilidade. A trama interativa desenrola-se de modo a incentivar as crianças a refletirem sobre como contribuir para um trânsito mais seguro. Acompanhados pela especialista em Mobilidade Urbana Irevinda e seus assistentes, o Senhor Semáforo e Coninho, os estudantes embarcam em uma pesquisa no mundo virtual do jogo Ir e Vir, buscando respostas e o cobiçado prêmio do bóton do Cidadão Vigilante.
Cada estudante que participou do projeto recebeu cartilha contendo jogos, brincadeiras, informações relevantes, certificado de “Cidadão Vigilante” e adesivo do projeto, reforçando o compromisso com a conscientização e educação. Alinhado aos ODSs (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU (Organização das Nações Unidas), o projeto promove valores para o desenvolvimento sustentável, formando crianças conscientes e atuantes em suas comunidades.
“A Companhia de Teatro Parafernália foi incrível, abordando o tema com clareza e envolvimento. As crianças adoraram a interatividade do Quiz do Cidadão Vigilante e se encantaram com o espetáculo. A distribuição do material educativo vai complementar a experiência. Eles vão levar para casa o aprendizado que tiveram hoje”, ressaltou a coordenadora pedagógica responsável pela parceria do Instituto CCR e CCRAutoban, Carla Borrego Varani.
“Eu gostei da parte que tudo é colorido. Achei que foi muito divertido, alegre. Gostei dos personagens e também da mensagem sobre como evitar acidentes no trânsito. As músicas e as danças também!”, afirmou Lorrane Maessa Mota Fleischmann, estudante do 5° ano D da Emef Profa. Marleciene Priscila Presta Bonfim.
- educação
- CCR AutoBAn
- peça teatral