Mostra de Artes da Cena, realizada pela Prefeitura, acontece nesta quinta-feira (14/03), às 19h
É a hora dos aprendizes de teatro tomarem conta do palco. A Prefeitura de Hortolândia promove mais uma edição da MAC (Mostra de Artes da Cena), nesta quinta-feira (14/03). O evento será, às 19h, no Teatro Elizabeth Keller de Matos, que fica dentro da Unidade Cultural Arlindo Zadi, localizada na rua Graciliano Ramos, 280, Jardim Amanda. A classificação indicação é livre.
A mostra é um dos eventos mais tradicionais do calendário cultural do município. A MAC apresenta espetáculos encenados pelos aprendizes dos cursos de teatro ministrados pela Secretaria de Cultura, e de artes circenses, oferecidos pelo município em parceria com a OSC (Organização da Sociedade Civil) Lona das Artes.
Ao participarem e se envolverem com a produção das peças, os aprendizes colocam em prática os conhecimentos adquiridos nas aulas. O objetivo é também promover uma maior interação entre aprendizes e arte-educadores. A mostra é ainda uma forma do município democratizar ainda mais o acesso da população a espetáculos artístico-culturais.
Para o secretário de Cultura, Régis Athanázio Bueno, a MAC é a grande oportunidade para a população conhecer os talentos artísticos da cidade. “A MAC é uma vitrine para o talento emergente e uma ponte para o diálogo cultural. Estamos orgulhosos de oferecer uma plataforma onde a arte inspira, educa e celebra a riqueza de nossa identidade cultural. Convido a todos para se juntarem a nós nesta celebração das artes cênicas”, destaca o secretário.
A mostra terá seis peças. Os alunos do curso de artes circenses, ministrado pela OSC Lonas das Artes, apresentarão o espetáculo “Evoque a magia”, que entrelaça tradição e inovação. A ideia é levar o público para um mundo de fantasia e emoção. A peça terá malabarismos audaciosos, acrobacias impressionantes e palhaçadas que farão o público gargalhar.
O grupo Teatro Marupá Encantado, liderado pelo arte-educador Shita Yamashita, encenará a peça “As palavras andantes”, inspirada em crônicas, causos e poesias escritas pelo autor uruguaio Eduardo Galeano.
Já os aprendizes do curso técnico de teatro, ministrado pela Secretaria de Cultura em parceria com o SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), apresentarão quatro espetáculos. O primeiro é “Que marmelada!”, esquete que faz uma adaptação do texto “Revolução na América do Sul”, do dramaturgo Augusto Boal. A peça retrata de forma cômica o cotidiano de três personagens: Zequinha, João e sua mulher.
A segunda peça, intitulada “Medeia”, mostra a situação de Medeia, Paulista e Judia, três vizinhas que moram no mesmo prédio. Medeia e Judia não gostam de Paulista por ela ser muito fofoqueira e ter o hábito de palpitar na vida de todas as pessoas.
A terceira peça a ser apresentada será “A raiz do grito”, baseada na peça de mesmo título do dramaturgo mineiro Alcione Araújo. A peça é protagonizada pelos personagens Ernesto e Glória, que têm um encontro inesperado dentro de uma casa, cuja história é marcada por dúvidas do passado e ecos angustiantes do presente.
Por fim, o quarto espetáculo será “Rei Charles”, criada pelos aprendizes. Por meio de diálogos afiados, cenas impactantes e uma encenação que desafia as percepções do público, a peça revela as fissuras por trás das máscaras sociais, confrontando o espectador com a verdade nua e crua sobre a superficialidade que muitas vezes guia as vidas das pessoas.
Ficha técnica dos espetáculos:
Espetáculo: “Evoque a magia”
Direção: Rodrigo Cachanco
Elenco: Rodrigo Senden – Professor (Palhaço Espuleta), Francisco Silva Benedette Freitas – Aluno (Malabarista e Palhaço), Ana Clara Santos do Amaral – Aluna (Equilibrista e Palhaça Risadinha), Leandro Cassemiro Lima – Aluno (Palhaço Capotão)
Espetáculo: “As palavras andantes”
Grupo: Teatro Marupá Encantado
Direção: Shita Yamashita
Elenco: Shita Yamashita
Sonoplastia: ao vivo, com instrumentos musicais
Figurinos/cenário/adereços: Teatro Marupá Encantado
Iluminação: André dos Santos, Butterscotch, Carlinhos e Paulo Stronger
Espetáculo: “Que marmelada!”
Grupo: Alunos do curso técnico de teatro SENAC/Escola de Artes Augusto Boal
Direção: O grupo
Orientação: Professores Rodrigo Ximarelli e Julyana Troya
Elenco: Ana Chinchila, Gabriel Cavalcante e Julia Ferreira
Sonoplastia: Andre dos Santos e Butterscotch, Carlinhos e Paulo Stronger
Figurinos/cenário/adereços: Produzidos pelo grupo
Iluminação: Andre dos Santos, Butterscotch, Carlinhos e Paulo Stronger
Espetáculo: “Medeia”
Grupo: Renascer (Alunos do curso técnico de teatro SENAC/Escola de Artes Augusto Boal)
Direção: Professores Julyana Troya e Rodrigo Ximarelli
Elenco: Val Alves, Raul Terra, Isabela Sarmento
Sonoplastia: Paulo Stronger, Andre dos Santos e Butterscotch
Figurinos/cenário/adereços: Produzido pelo grupo
Iluminação: Andre dos Santos, Butterscotch, Paulo Stronger
Espetáculo: “A raiz do grito”
Grupo: Duplo Sentido (Alunos do curso técnico de teatro SENAC/Escola de Artes Augusto Boal)
Direção: Professores Julyana Troya e Rodrigo Ximarelli
Elenco: Isabela Scarano e Vitor Manuel
Sonoplastia: Paulo Stronger, Andre dos Santos e Butterscotch
Figurinos/cenário/adereços: Produzido pelo grupo
Iluminação: Paulo Stronger, Andre dos Santos e Butterscotch
Espetáculo: “Rei Charles”
Grupo: Alunos do Curso técnico de teatro SENAC/Escola de Artes Augusto Boal
Direção: O grupo
Orientação: Professores Julyana Troya e Rodrigo Ximarelli
Elenco: Bruna Rita, Dieniffer Barreiros, Diogo Silvestre, Ivan Elares, Juzi Carmo
Figurinos/cenário/adereços: Produzido pelo grupo
Iluminação: Paulo Stronger, Andre dos Santos e Butterscotch
- MAC Mostra de Artes da Cena