Cobrança indevida é uma das principais queixas de consumidores de Hortolândia

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Projeto “Procon Móvel”, com apoio da Prefeitura, deu orientações e ofereceu serviços à população, nesta quinta-feira (14/03)

Cobranças indevidas por instituições financeiras estão entre as principais reclamações apresentadas pelos consumidores de Hortolândia. Foi isso que motivou a moradora Sueli Lima a procurar o projeto “Procon Móvel”, na manhã desta quinta-feira (14/03). A ação foi realizada pela Fundação Procon, órgão do governo do Estado, com o apoio da Prefeitura.    

A vinda do projeto foi para marcar a Semana do Consumidor, em que foram comemoradas duas datas: o Dia Internacional do Consumidor (15/03) e o início do Código de Defesa do Consumidor, que entrou em vigor no Brasil no dia 11/03 de 1991. Hortolândia foi uma das 25 cidades paulistas escolhidas pela fundação para receber o projeto. 

Durante a ação, agentes da fundação deram orientações para a população sobre legislação e outros temas referentes a consumo. O atendimento foi feito por meio de uma van equipada, que ficou estacionada na entrada do Shopping Hortolândia, na região central. A ação teve ainda suporte da equipe do Procon Hortolândia, órgão vinculado à Prefeitura. A população pôde também realizar uma série de serviços gratuitos, tais como entrada do Seguro-Desemprego, solicitação, emissão de 2ª via e agendamento de documentos variados e elaboração de currículo. 

Sueli Lima buscou informações sobre cobrança indevida feita por uma operadora do cartão de crédito. A moradora destacou o bom atendimento que recebeu dos agentes. “Achei boa essa ação. Facilita muito para a gente. Por causa da correria do dia a dia, às vezes não dá tempo de ir lá no Procon no HORTOFÁCIL”, elogiou a moradora. 

De acordo com a diretora do Procon Hortolândia, Lenita Sostena de Souza, outras reclamações que estão entre as mais apresentadas pelos consumidores são sobre garantias referentes à compra de veículo usado, crédito consignado para aposentados e pensionistas, cobranças indevidas feitas também para aposentados e pensionistas, e problemas relacionadas à acesso de internet. 

Em paralelo à ação, equipes de fiscais da Fundação Procon e do Procon Hortolândia realizaram um trabalho de orientação com estabelecimentos comerciais nas proximidades do Shopping Hortolândia. “Demos orientações sobre prazo de validade, preço e outros variados, conforme o ramo de atuação de cada lojista”, explicou o especialista em proteção e defesa do consumidor da Fundação Procon, Valter Martins.

– Fonte: Prefeitura de Hortolândia.