Atividade no OAPE (Observatório Ambiental Parque Escola) mobilizou mais de 100 estudantes da Emef Lourenço Daniel Zanardi
Pinturas, brincadeiras e muita diversão marcaram o dia dos 106 estudantes da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Lourenço Daniel Zanardi, que, nesta sexta-feira (22/03), visitaram a Lagoa do OAPE (Observatório Ambiental Parque Escola), no Jardim Santa Clara do Lago. Alunos de quatro turmas, do 3°, 4° e 5° anos, participaram de uma série de atividades em celebração ao Dia Mundial da Água, data estabelecida pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 22 de março de 1993. A iniciativa, promovida pela Prefeitura por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, tem como objetivo conscientizar sobre a importância da preservação da água.
As crianças elaboraram um painel com os “Compromissos pela Água e pela Paz”, destacando as reflexões que fizeram sobre a importância da preservação da água e da promoção da paz. A atividade também envolveu uma caminhada pelo Parque, proporcionando aos estudantes uma experiência de conexão com a natureza e conscientização ambiental. Segundo a equipe do OAPE, a jornada educativa reforça o compromisso da comunidade escolar com a conscientização ambiental e a valorização dos recursos hídricos.
“A campanha global está aberta para todos participarem. Este ano, o foco da ONU são jovens estudantes de todo o mundo para aprender sobre conservação da água e construção da paz por meio de atividades divertidas e educativas. As atividades sugeridas podem ser facilmente adaptadas por organizações e indivíduos que trabalham para superar os desafios de água e saneamento do século 21. A equipe do Observatório Ambiental Parque Escola, buscou adequar as atividades para desenvolver um trabalho lúdico divertido e que possa alcançar os objetivos de forma eficiente, significativa e prazerosa”, afirmou a equipe responsável pelas atividades ambientais do OAPE.
“Eu gostei muito de pintar o cartaz. A professora falou que nós somos muito ricos em água e que muitos lugares não tem”, disse Sophia Caroline da Silva Oliveira, aluno do 3° ano A.
“Também que o mundo é feito de água e terra, né? Por isso temos que cuidar”, completou a colega de turma, Brenda Farias de Souza, do 3⁰ ano A.
“A professora Cláudia falou sobre a importância da água, sobre como, por exemplo, podem acontecer guerras pela água e fizemos o cartaz. Também pintamos com tinta e depois tiramos uma foto embaixo do cartaz da água e colocamos nossa frase de como ajudar a água para não ficarmos sem. Minha atividade favorita foi pintar o cartaz, porque eu gosto muito de pintar”, disse Enzo Lucca Gonçalves Barros, do 5° ano A.
Sobre o Dia Mundial da Água
O Dia Mundial da Água foi estabelecido pela ONU em 1993, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente. A Resolução A/RES/64/292 reafirmou a água limpa, segura e o saneamento básico como direitos humanos fundamentais. A data, celebrada anualmente, tem como principal objetivo promover a conscientização sobre a vital importância da água para a sobrevivência de todas as formas de vida. Além disso, busca ressaltar a necessidade premente de um uso sustentável desse recurso e da preservação dos ecossistemas aquáticos, combatendo a poluição e a contaminação que ameaçam sua disponibilidade e qualidade.
- educação
- Dia Mundial da Água