Escola de Circo de Hortolândia ensinará arte circense à comunidade

0 0
Tempo de leitura2 Minutos, 41 Segundos

Prefeitura inaugura novo espaço nesta quarta-feira (27/03), às 20h

Cambalhotas, acrobacias, palhaçaria. O público se encantará com essas e outras artes circenses na inauguração da Escola Municipal de Circo, que a Prefeitura de Hortolândia realiza nesta quarta-feira (27/03). A cerimônia será, às 20h, na Escola de Artes Augusto Boal, localizada na rua Casemiro de Abreu, s/nº, Jardim Amanda. A entrega da Escola de Circo é uma das ações do PVAL (Plano de Valorização do Artista Local), implementado pela Secretaria de Cultura. O PVAL integra o Novo PIC da Administração Municipal. 

A inauguração terá a participação do rapper Renan Inquérito, que o público já conhece do sarau Parada Poética, também promovido pela Prefeitura. O artista irá apresentar o espetáculo infantil “ABRAKBÇA”, no qual ele mostra, de maneira lúdica e divertida, o universo do rap e do hip hop   para as crianças. Renan Inquérito já lançou um disco do espetáculo com 10 músicas, nas quais contou com participações especiais de artistas de renome como Arnaldo Antunes, Maria Rita, Fernando Anitelli (Teatro Mágico), Emicida e Adriana Partimpim (Adriana Calcanhotto). 

A cerimônia de inauguração terá ainda apresentações de números circenses variados com alunos das atividades ministradas pela OSC (Organização da Sociedade Civil) Lonas das Artes, parceira da Prefeitura. 

A Escola Municipal de Circo é uma iniciativa conjunta da Prefeitura e a OSC. A nova unidade irá ministrar cursos e oficinas sobre artes circenses para a população. As atividades serão realizadas pela organização. A Escola de Circo está montada na área externa da Escola de Artes, e conta com a característica lona de circo. Uma base em forma de círculo foi construída para melhor fixação da lona no solo. 

PARCERIA 

A parceria entre a Prefeitura e a OSC foi iniciada em 2023. Desde então, a Lona das Artes tem promovido cursos sobre artes circenses para crianças e adolescentes. A programação incluiu ainda uma colônia de férias, realizada no recesso escolar do meio do ano. Diante da boa procura pelo público pelas atividadea aferecidas pela OSC, a Prefeitura decidiu implantar a Escola de Circo, com o apoio da organização. 

O coordenador pedagógico da entidade, Rodrigo Cachanco, elogia a iniciativa da Administração Municipal em implantar a Escola de Circo. “A instalação da lona é uma conquista. Esse equipamento vinha sendo muito solicitado pelos alunos, pais e famílias. Com a implantação da Escola de Circo, queremos ampliar o atendimento que fazemos”, salienta o coordenador. Ainda segundo ele, a OSC já conversa com a Secretaria de Cultura sobre a possibilidade de oferecer novos cursos e oficinas para a comunidade. 

Para o secretário de Cultura, Régis Athanázio Bueno, a inauguração da Escola de Circo é um sonho que se torna realidade. “Este é um momento de celebração para Hortolândia e para a população. A inauguração da Escola Municipal de Circo reflete o compromisso contínuo da Prefeitura com a cultura e a educação. A escola é uma conquista que transcende a arte circense. É um investimento que a Prefeitura faz para a juventude, a comunidade e o legado cultural do município. Convido todos a se juntarem a nós neste evento festivo e a serem parte desta jornada emocionante”, destaca o secretário.

  • ESCOLA MUNICIPAL DE CIRCO
  • LONA DAS ARTES
  • Renan Inquérito
  • ABRAKBCA
    – Fonte: Prefeitura de Hortolândia.