Ações no entorno da lagoa do Jd. São Bento transformarão espaço em novo Parque Socioambiental

0 0
Tempo de leitura2 Minutos, 1 Segundos

Área de lazer será entregue durante as comemorações de 33 anos de Hortolândia

Estão em andamento as obras do novo Parque Socioambiental de Hortolândia. O espaço, localizado no entorno da lagoa do Jardim São Bento, passa por melhorias conferidas de perto, nesta semana, pelo prefeito José Nazareno Zezé Gomes. Nesta etapa, equipes da Prefeitura realizam a construção e a concretagem da calçada e da pista de caminhada. O trabalho faz parte do Novo PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), conjunto de ações que contempla diversos serviços que, juntos, contribuem com o desenvolvimento inteligente e sustentável nos próximos anos. 

“Estamos trabalhando para transformar a lagoa do São Bento em um lindo Parque Socioambiental. Estamos ampliando a capacidade de armazenamento de água da lagoa e, com o vertedouro, a ideia é manter o nível, evitando possíveis transbordamentos, especialmente, em períodos de chuva. Tudo foi pensado para oferecer um espaço que respeite o meio ambiente e que garanta o convívio social”, comentou Zezé Gomes.

O prefeito destacou que o parque será entregue oficialmente durante as atividades alusivas 33º aniversário de Hortolândia, comemorado em maio. “O cronograma de obras vem sendo seguido e o nosso novo parque será inaugurado já no mês de maio, durante as comemorações do aniversário da nossa cidade. Que a comunidade do Jd. São Bento possa aproveitar bem esse lugar, que já está ficando muito lindo”, finalizou Zezé Gomes.

O serviço começou com a limpeza e a retirada de sedimentos acumulados no interior da lagoa. De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, além das ações no espelho d’água e na calçada, será realizada, na próxima etapa, a instalação de banquinhos e mesinhas de madeira, construídos com material proveniente de podas, além da implantação de parque infantil para as crianças e melhoria na iluminação. Em parceria com a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), o bairro recebe, semanalmente, as equipes de fiscalização para evitar ligações irregulares das redes de esgoto que possam desaguar na lagoa, prejudicando o meio ambiente. 

“O trabalho desenvolvido vem transformando o local. As ações já recuperaram três nascentes e, para controlar o nível das águas, a lagoa ganhou um vertedouro. Pedimos a colaboração da população para nos ajudar a manter a limpeza, não descartando lixo e entulho no local. A fiscalização está reforçada na região para evitar crimes ambientais”, comentou o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Marcos Panício, o Mercadão.

 

 

– Fonte: Prefeitura de Hortolândia.