Evento será nesta sexta-feira (03/05), às 9h, no OAPE, e integra programação do aniversário de 33 anos do município
Em um passado recente, pacientes com distúrbios mentais eram isolados do convívio social em instituições denominadas manicômios. Nesses locais, eram submetidos a tratamentos desumanos e, muitas vezes, crueis. Felizmente, essa realidade mudou. Hoje, pacientes com sofrimento psíquico têm direitos como todo cidadão, dentre os quais, o de receber tratamento digno e humanizado. Para sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre essa importante conquista, a Prefeitura de Hortolândia promove um evento comemorativo do Dia da Luta Antimanicomial, nesta sexta-feira (03/05). O evento será, às 9h, no OPAE (Observatório Ambiental Parque Escola), antigo Creape, localizado na rua Bolívia, 290, Jardim Santa Clara do Lago II. A comemoração pelo Dia da Luta Antimanicomial é um dos eventos que integram a programação do 33º aniversário de emancipação de Hortolândia promovida pela Prefeitura.
Com o tema “Essa luta é de todos nós – Hortolândia: promovendo o cuidado em liberdade”, o evento terá estações e estandes, montados pelas secretarias municipais e órgãos da Prefeitura, que irão oferecer diferentes atividades e serviços para a população (confira abaixo a programação).
A coordenadora do Departamento de Saúde Mental, Leici Santana, salienta que o objetivo é fazer a população refletir sobre a importância da data. “Ao promover esse evento comemorativo, queremos trazer a perspectiva dos direitos e da inserção social dos pacientes em sofrimento psíquico. Romper com paradigmas e preconceitos contra quem está em sofrimento psíquico. Pois essa é uma situação a qual todos estão sujeitos. Por isso que é importante garantir os direitos dos pacientes. Essa é uma luta que precisa ser sempre retomada e lembrada para evitar que o que foi feito no passado com os pacientes volte a acontecer”, destaca Leici.
Além do evento comemorativo nesta sexta-feira, a coordenadora destaca que também serão ministrados workshops sobre a luta antimanicomial para as equipes e os profissionais do Hospital Municipal Mario Covas. As atividades farão parte da programação da Semana da Enfermagem, ambém comemorada em maio.
LUTA ANTIMANICOMIAL
A Luta Antimanicomial é lembrada anualmente no dia 18 de maio, data em que foi realizado o Encontro dos Trabalhadores da Saúde Mental, em Bauru, em 1987. O evento contou com participação de mais de 350 profissionais da área.
Até então, o tratamento psiquiátrico se concentrava em internações hospitalares. A coordenadora Leici Santana ressalta que a movimentação pela luta antimanicomial já havia começado nos anos 1970. Como resultado dessa e de outras mobilizações, a Reforma Psiquiátrica foi aprovada por meio da Lei Federal 10.216, em 2001.
Com a lei, o atendimento a pacientes com transtornos mentais passou a ser acompanhado por uma rede de atenção psicossocial, estruturada em unidades de serviços comunitários onde cada paciente tem a vida livre, participando de atividades terapêuticas e de reabilitação, sempre acompanhados da família.
Confira abaixo as atividades nas estações/estandes dos órgãos e secretarias municipais no evento comemorativo do Dia da Luta Antimanicomial:
Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável:
– Exposição de peças artesanais rústicas
– Feirinha Pet
Fundo Social de Solidariedade:
– Varal Solidário
– Serviço de corte de cabelo (Ônibus da beleza)
Departamento de Direitos Humanos:
– Estande dos Direitos Humanos
– Movimento de dança
– Apresentação de percussão
Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social:
– Pintura de rosto
– Agendamento para Cadastro Único
Secretaria de Esporte e Lazer:
– Atividade de zumba
Secretaria de Cultura:
– Apresentação do Quinteto Cultura
Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia:
– Contação de História
Secretaria de Desenvolvimento Econômico:
– Estande com vagas de emprego do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador)
Secretaria de Assuntos Jurídicos:
– Estande do Procon
Secretaria de Saúde:
– Atividade de prevenção odontológica e entrega de kit de higiene bucal
– Apresentação dos corais do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) Vida e CAPS IJ (Infância e Juventude)
– Contação de Histórias com CAPS AD (Álcool e Drogas)
– Varal de artes dos usuários
– Entrega de kit da prevenção contra ISTs pelo CEI (Centro Especializado de Infectologia)
– SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência)
- Luta Antimanicomial
- HORTOLANDIA 33 ANOS
- OPAE OBSERVATORIO AMBIENTAL PARQUE ESCOLA