SAMU de Hortolândia é destaque em congresso latino-americano de medicina de emergência

0 0
Tempo de leitura2 Minutos, 50 Segundos

Profissionais da Prefeitura apresentaram dois casos graves nos quais o atendimento rápido do órgão foi essencial para salvar as vítimas

A excelência técnica do trabalho feito pelo SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Hortolândia é reconhecida em nível internacional. Prova disso é que o órgão foi destaque no 1º Congresso de Medicina de Emergência, realizado em Buenos Aires (Argentina), no mês passado. O SAMU apresentou dois casos graves nos quais o atendimento rápido executado pelas equipes foi essencial para salvar as vítimas. O órgão, vinculado à Prefeitura, foi o único SAMU do Brasil a participar da apresentação de casos. 

O órgão foi representado pelo médico regulador e intervencionista Daniel Wurzler de Moraes e pelo enfermeiro emergencista Stefano Ferreira Chinatto. Os profissionais expuseram banners com resumos dos dois casos atendidos pelo SAMU de Hortolândia. Para apresentá-los, os casos tiveram que passar por uma avaliação prévia feita pela organização do congresso. O evento foi promovido pela FLAME (Federação Latino-Americana de Medicina de Emergência) e pelo SAI (Serviço de Atendimento Emergencial da Argentina). 

Os banners ficaram na área de apresentação de casos montada no congresso. Nos intervalos entre as palestras, os participantes passavam pela exposição para saber como foram feitos os atendimentos dos casos apresentados. “O SAMU de Hortolândia foi o único a apresentar casos de atendimento pré-hospitalar. Os demais casos foram de atendimento pós-hospitalar”, salienta o médico regulador Daniel Wurzler. 

O caso apresentado pelo médico regulador foi de um acidente em que um homem, de cerca de 50 anos, sofreu um trauma grave no rosto por ter sido atropelado por um trem. “Participar do congresso foi uma experiência muito positiva. Os dois casos apresentados pelo SAMU de Hortolândia atraíram a atenção, principalmente, de profissionais que ainda não têm muita experiência na área”, destacou Daniel Wurzler. 

Já o enfermeiro emergencista Stefano Ferreira Chinatto apresentou o caso de um acidente de trânsito no qual um motociclista, de cerca de 30 anos, colidiu com um veículo. Por causa da força do impacto da colisão, o motociclista foi arremessado e atingiu a parte lateral do veículo. Durante o atendimento, a equipe do SAMU atuou rapidamente para fazer um torniquete na vítima a fim de conter o sangramento. A medida foi essencial para salvar a vida da vítima, que teve que ser resgatada com auxílio do helicóptero Águia da Polícia Militar. “Foi um caso bastante complicado. O torniquete foi essencial para evitarmos o óbito da vítima”, explica o enfermeiro emergencista. 

Para Stefano Ferreira Chinatto o congresso foi uma boa oportunidade de intercâmbio com profissionais de outros países. “Foi uma experiência bem positiva. Pudemos trocar experiências e fazer networking. Muitos estudantes de medicina ficaram curiosos com os casos que apresentamos e nos fizeram perguntas e pediram iformações”, destacou o profissional. 

O diretor da Atenção Hospitalar de Urgência e Emergência e coordenador do SAMU, Renato Lopes Machado, salienta que a participação no congresso colocou em evidência a qualidade do trabalho desempenhado pelo órgão. “O SAMU Regional de Hortolândia tem realizado um atendimento de excelência e com vários profissionais de destaque. Foi de suma importância termos dois profissionais nesse congresso internacional tão importante representando o município”, enalteceu o diretor. 

Em paralelo ao trabalho de atendimento de ocorrências, o SAMU de Hortolândia realiza uma programação constante de capacitações para servidores municipais de outros órgãos da Prefeitura e para a população.

  • SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência)
  • CONGRESSO INTERNACIONAL
  • ARGENTINA
    – Fonte: Prefeitura de Hortolândia.