População pode continuar colaborando com doações em frente aos condomínios Jatobá e Mônaco, na continuidade da Av. Olívio Franceschini
Em gesto de solidariedade, Hortolândia segue se mobilizando para arrecadar doações para os municípios atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul. O Fundo Social de Hortolândia, órgão da Secretaria de Governo, destinou a municípios gaúchos, nesta quarta-feira (15/05), doações arrecadadas pela campanha SOS Rio Grande do Sul. Os produtos serão transportados com apoio de voluntários, que se mobilizam para arrecadar doações em frente aos condomínios Jatobá e Mônaco, na continuidade da Av. Olívio Franceschini, nas proximidades do Terminal Metropolitano de Hortolândia. A ação dos voluntários no local conta com o apoio da Prefeitura e seguirá arrecadando produtos nos próximos dias. A Administração Municipal realiza o Dia D de arrecadação, nesta sexta-feira (17/05), no Paço Municipal “Palácio das Águas”.
Responsável por mobilizar arrecadações em prédios públicos e durante o primeiro final de semana da Festa do Peão de Hortolândia, o Fundo Social de Solidariedade mobilizou a arrecadação de produtos de higiene e materiais de limpeza, além de alimentos, fraldas e 600 pacotes de absorventes. A presidente do Fundo Social de Hortolândia, Maria dos Anjos, ressalta a participação da população e de parceiros voluntários na causa solidária.
“É muito importante em um momento como este que todos possamos nos unir e pensar na dor do outro. Como podemos viver tranquilamente sabendo que podemos contribuir para amenizar a dor dos nossos irmãos gaúchos, daquelas famílias que perderam tudo por causa das chuvas? É muito importante que as pessoas possam pensar com carinho em tudo aquilo que pode ser doado e que vai fazer a diferença na vida do povo gaúcho. Queremos agradecer o apoio dos voluntários, que se dispuseram a levar as doações ao Rio Grande do Sul”, declara Maria dos Anjos.
Todos os produtos arrecadados pela campanha SOS Rio Grande do Sul, em Hortolândia, serão destinados aos municípios de Canoas, Caxias do Sul, Esteio, Gravataí, Lajeado, Novo Hamburgo, Santa Maria, além da capital gaúcha, Porto Alegre.
A primeira-dama de Esteio-RS, Andrea Schneider Pascoal, destaca a importância das doações recebidas de Hortolândia. “Queremos agradecer do fundo do coração essas doações que chegaram aqui a Esteio. Recebemos dos amigos de Hortolândia colchões, alimentos, produtos de higiene e de limpeza e principalmente roupas. Vocês podem ter certeza que todo esse material vai ser cuidado, selecionado e imediatamente levado a todas as pessoas que precisam do nosso atendimento”, afirmou.
Tércio Caciano é o voluntário pioneiro na ação que arrecada doações em frente aos condomínios Jatobá e Mônaco. O empresário hortolandense comenta como surgiu a mobilização solidária no local. “Eu costumo ir ao Rio Grande do Sul a trabalho pelo menos duas vezes por mês. Quando fui pela última vez e vi com meus próprios olhos a catástrofe, não pude acreditar. No dia seguinte fiquei inquieto e tive a ideia de colocar o caminhão em frente ao condomínio. Esta campanha foi pensada inicialmente para os condomínios, mas ganhou outra proporção, sensibilizando doações de outros locais, inclusive de moradores, empresários e comerciantes de cidades da nossa região. Muita gente duvidava que conseguiríamos encher um caminhão inteiro e, hoje, completamos 26 viagens para o Rio Grande do Sul”, comenta Tércio, ao apontar uma estimativa de cerca de 920 toneladas de produtos arrecadados desde que a ação voluntária teve início.
Dia D no Paço Municipal
A Prefeitura de Hortolândia realiza, nesta sexta-feira (17/05), o “Dia D” da campanha SOS Rio Grande do Sul, no Paço Municipal “Palácio das Águas”. A ação solidária terá início às 7h30 e será focada na arrecadação de produtos de higiene e cuidados pessoais, como creme dental, escova de dente, sabonete, toalha de banho, absorventes e shampoo. Todos os itens dessa categoria deverão ser doados novos.
Como forma de colaborar com o acolhimento das famílias desabrigadas, o Dia D da campanha promovida pela Prefeitura também arrecadará colchões, travesseiros, roupas de cama, baldes, vassouras e rodos. Todos esses itens poderão ser doados novos ou usados, contanto apresentem bom estado de conservação e estejam limpos.
De acordo com dados atualizados até esta quarta-feira (15/05) pela Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Sul, a tragédia climática afetou 450 municípios gaúchos. A catástrofe climática foi responsável por 149 óbitos e pelo desaparecimento de 108 pessoas. Cerca de 76 mil pessoas continuam vivendo em abrigos e mais de 530 mil estão desalojadas (morando na casa de parentes ou amigos).
- SOS RIO GRANDE DO SUL
- RIO GRANDE DO SUL
- enchentes
- solidariedade
- Fundo Social de Solidariedade
- Fundo Social
- SECRETARIA DE GOVERNO
- doação
- doação de alimentos
- doação de roupas
- Paço Municipal Palácio das Águas
- Dia D