Hortolândia abre ano letivo com palestra sobre linguagens para professores

0 0
Tempo de leitura2 Minutos, 20 Segundos

Atividade on-line nesta quinta-feira (01/02) integrou programação da Jornada Pedagógica promovida pela Prefeitura

Para dar início ao ano letivo, a Prefeitura de Hortolândia promoveu a Jornada Pedagógica, nesta quinta-feira (01/02). O tradicional evento voltado para professores da rede municipal de ensino teve a palestra “As múltiplas linguagens do desenvolvimento integral da criança/estudante”. A atividade foi ministrada de forma on-line (foto), no canal do YouTube da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, nos períodos matutino e vespetino, pela Profa. Dra. Elvira Souza Lima. 

Na palestra, a especialista destacou que a espécie humana possui “heranças” genéticas que a permitem desenvolver várias formas de comunicação. “Todo ser humano tem a possibilidade de expressar suas emoções e criar por meio de sistemas biológicos presentes no cérebro. Essas heranças são a musicalidade, a teatralidade, a dança, o desenho e a narrativa”, explicou Elvira. 

A professora salientou ainda que na pedagogia o termo múltiplas linguagens é usado para referir-se à utilização dessas heranças. “Elas, são, na verdade possibilidades que podemos usar pedagogicamente para o desenvolvimento humano e a aprendizagem dos alunos”, destacou a especialista.

O secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Fernando Moraes, ressalta que a jornada é um momento de reflexão necessária para os profissionais da rede municipal de ensino. “A Jornada Pedagógica é um instrumento importante para aprimorar as ações pedagógicas no processo de ensino e aprendizagem. Isso garante a efetivação do Currículo Municipal ‘Integra Saberes’”, explicou o secretário.

Para o diretor de Formação Continuada da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, Aparecido Donizete Chagas de Faria, a jornada é um evento de boas-vindas do município aos professores da rede municipal de ensino. “A ‘Jornada Pedagógica’ promove o acolhimento e o sentimento de pertencimento aos professores. Por meio do evento, a Prefeitura deseja a eles um bom ano letivo. A jornada é também uma ferramenta motivacional, que mostra para os professores a importância do trabalho que eles desempenham no desenvolvimento das crianças”, enaltece o diretor. 

De acordo com a secretaria, atualmente o município conta com 2.243 profissionais de educação. Após a jornada, nesta sexta-feira (02/02), os professores e as equipes de cada escola participam das reuniões de planejamento, nas quais eles organizam os conteúdos e as estratégias pedagógicas que serão adotadas no ano letivo.

As aulas da rede municipal de ensino de Hortolândia começam na próxima segunda-feira (05/02) para os alunos do Ensino Fundamental. Já na terça-feira (06/02), começam as aulas da Educação Infantil. O município têm 25.000 alunos matriculados e conta com 60 unidades, dentre EMEFs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental) EMEIs (Escolas Municipais de Educação Infantil) e EMEIEFs (Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental). a Prefeitura também finaliza a confecção dos uniformes escolares.

  • Jornada Pedagógica
    – Fonte: Prefeitura de Hortolândia.