Terceiro espaço público, voltado a animais de estimação, foi inaugurado, nesta terça-feira (25/06), no Parque Socioambiental Lago da Fé, no Pq. Gabriel
Hortolândia terá mais um “ParCão”, o de número quatro, a ser implantado no Jd. Santa Esmeralda. O anúncio foi feito, na manhã desta terça-feira (25/06), pelo prefeito José Nazareno Zezé Gomes, durante a cerimônia de inauguração do “ParCão” do Parque Socioambiental Lago da Fé. Com este, Hortolândia conta agora com três espaços lúdicos, públicos e gratuitos já implantados. São espaços em área urbana onde tutores e animais de estimação podem brincar e interagir sem risco de acidentes ou atropelamento. O equipamento do Lago da Fé está localizado entre a Av. Joaquim Martarolli e a Rua Francisco Garcia, no Parque Gabriel.
“O ParCão tem uma importância muito grande para o bem-estar animal e para quem passeia no parque. É uma espécie de academia para os nossos animais. Eles precisam se exercitar. Como Governo, precisamos pensar em tudo isso. Precisamos também pensar na responsabilidade de quem tem animal. Não pode deixar solto. É preciso ter consciência. Quem tem, cuida. Por isso, vamos colocar mais um ParCão no Santa Esmeralda e em outros lugares também”, anunciou Zezé Gomes.
Em tom festivo, a cerimônia reuniu dezenas de pessoas, entre servidores públicos, autoridades, frequentadores do parque e membros do CCMI (Centro de Convivência da Melhor Idade) do Remanso Campineiro, que fizeram aulas de Lian Gong e Zumba ao ar livre, além de assistirem à apresentação de dois cães que integram o Canil da GM (Guarda Municipal), Ozzy e K9. Entre os presentes, a presidente do Fundo Social de Solidariedade e primeira-dama Maria dos Anjos Assis Barros comentou que está animada em futuramente trazer ao Parcão a filhotinha de basset Chiquinha, de 2,5 meses, que ainda precisa tomar algumas vacinas, antes de sair para brincar no espaço.
O analista de sistemas Diego Padovani, de 28 anos, morador do Jd. Nova Hortolândia, veio conhecer o novo espaço acompanhado. Ele e Filomena, uma linda cadela preta, sem raça definida, de 4 anos, costumavam brincar no “ParCão” do Green Park. Antes mesmo de a Prefeitura criar os Parcões, divertiam-se nos parques abertos, como o Pq. Socioambiental Chico Mendes, no Remanso Campineiro. “Aqui é diferente, posso deixá-la sem guia, solta para brincar e correr à vontade. Antes, tinha medo de ela se soltar e havia o risco de ser atropelada. A recomendação dos veterinários é passear diariamente, principalmente se a gente mora em apartamento, senão fica com estresse acumulado”, afirma o rapaz.
A veterinária do DPBEA (Departamento de Proteção e Bem-estar Animal), Joice Faria, presidente do Conselho Municipal de Bem-Estar Animal, ressaltou justamente a importância do brincar e do se exercitar para os animais. “É muito importante ter espaços assim. Dá para o tutor trazer o animal sem risco de fuga nem atropelamento. Cidades que se desenvolvem têm poucos espaços assim”, explicou ela, informando que, segundo dados oficiais, 10% da população humana das cidades brasileiras têm animais de estimação (cães e gatos). Daí a relevância das políticas públicas para o segmento.
“Espero que este espaço seja muito bem aproveitado pelos tutores e animaizinhos que vão frequentar aqui”, afirmou a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Eliane Nascimento.
O novo espaço é cercado por gradis metálicos e conta com bancos, “banheiro pet” e diversos brinquedos: gangorras; “túneis” feitos com manilhas; rampas; brinquedos de pular feitos com pneus e obstáculos de madeira e pontaletes para dar a volta. O cercamento foi feito por equipes da Secretaria de Serviços Urbanos, no início deste mês.
Durante a cerimônia, a Prefeitura também concedeu o selo “Amigo dos Animais” a duas empresas parceiras: a construtora BRZ, que doou os gradis para o ParCão do Lago da Fé, e o Shopping Hortolândia, que abre espaços e, junto com a Secretaria de Meio Ambiente, promove feirinhas com a temática da sustentabilidade e proteção e bem-estar animal.
ParCões
Hortolândia agora tem três “ParCões”. Confira a localização dos equipamentos:
- OAPE (Observatório Ambiental Parque Escola), no Jd. Santa Clara do Lago II;
- Parque Socioambiental “GM Alexandre Roberto Fernandes dos Reis”, no Green Park;
- Parque Socioambiental Lago da Fé, no Parque Gabriel,entre a Av. Joaquim Martarolli e a Rua Francisco Garcia.
- meio ambiente
- ParCão