Abertura da 2º semana da Assistência Social fortalece profissionais em Hortolândia

0 0
Tempo de leitura3 Minutos, 46 Segundos

Assinatura do PMAS (Plano Municipal de Assistência Social) marca abertura do evento com o tema “SUAS em Movimento”; programação segue até sexta-feira (10/05)

Com a assinatura do PMAS (Plano Municipal de Assistência Social) pelo prefeito José Nazareno Zezé Gomes, iniciou nesta segunda-feira (06/05), a  2ª Semana da Assistência Social em Hortolândia. Sob o tema “SUAS em Movimento”, o evento, que se estenderá até sexta-feira (10/05) no Espaço Blue Evento, visa fortalecer o SUAS (Sistema Único de Assistência Social) e promover a qualidade dos serviços oferecidos à população em situação de vulnerabilidade. Além do prefeito de Hortolândia, a cerimônia de abertura contou com a presença da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Maria dos Anjos, do Secretário de Governo de Hortolândia, Cafu César, do Secretário Adjunto da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, Gerson Ferreira, do Secretário Adjunto de Habitação e Presidente do CMA (Conselho Municipal de Assistência Social), Renato Franceschini Bueno, e do Secretário de Esporte e Lazer, Gleguer Zorzin. 

“É com grande satisfação que damos início à 2ª Semana da Assistência Social em Hortolândia, com o tema ‘SUAS em Movimento’. Este evento representa nosso compromisso em fortalecer os laços com a comunidade e em promover políticas sociais que garantam o bem-estar de todos os cidadãos. A assinatura do Plano Municipal de Assistência Social é um marco importante, pois demonstra nosso empenho em oferecer serviços de qualidade e oportunidades para aqueles que mais necessitam. Contamos com a participação de todos os profissionais e cidadãos engajados nesta jornada rumo a uma sociedade mais justa e inclusiva. Juntos, podemos fazer a diferença”, destacou Zezé Gomes.. 

Durante toda a semana, a 2ª Semana da Assistência Social em Hortolândia oferecerá uma variedade de palestras e atividades, incluindo foco no Programa Municipal de Educação Permanente do SUAS. Este programa visa realizar capacitação ao longo do ano para os profissionais do SUAS e garantir um atendimento de qualidade à população. A Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social ressalta a importância do Plano Municipal de Assistência Social de Hortolândia como uma ferramenta crucial para promover o bem-estar daqueles em situação de vulnerabilidade. O plano atual prevê ações planejadas até o final de 2025, incluindo ampliação de rede socioassistencial, implantação de mais 3 CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), um Centro de Inteligência Social e Ampliação do Programa Ressignifica. 

 Em breve, todo o plano será disponibilizado no site oficial da Prefeitura de Hortolândia. 

“Este evento se insere na mudança cultural implementada na área de assistência social de Hortolândia, focando no cuidado com as pessoas e qualificação profissional visando superar as vulnerabilidades sociais, somada a investimentos em infraestrutura e recursos humanos”, destaca o secretário adjunto de Inclusão e Desenvolvimento Social, Gerson Ferreira.

O  SUAS (Sistema Único de Assistência Social) é um serviço abrangente que unifica todo o Brasil, visando garantir a proteção social aos cidadãos. Seu propósito é fornecer apoio a indivíduos, famílias e à comunidade para enfrentar suas dificuldades, por meio de uma gama de serviços, benefícios, programas e projetos. Baseado em um modelo de gestão participativa, o SUAS coordena os esforços e recursos dos municípios, estados e União para implementar e financiar a Política Nacional de Assistência Social. Com profissionais qualificados, o SUAS fortalece sua capacidade de prestação de serviços, proporcionando um atendimento mais profissional e eficiente às demandas da população.

Confira abaixo a programação completa:

7 de maio

8h30 | Experiências do NEM (Núcleo

Multiprofissional da Educação) no trabalho multiprofissional: construindo pontes com a rede de proteção

Ministrante: Profissionais do Núcleo

Multiprofissional da Educação

9h | “Política de Segurança Alimentar e

Articulação

com a Assistência Social” Ministrante: Alessandra Sarto

(Diretora do Departamento de Segurança Alimentar)

10h | Controle Social no SUAS

Ministrante: Renato Franceschini Bueno

(Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social)

 

8 de maio

8h30 | Atuação da DPU (Defensoria Pública

da União) na garantia de benefícios socioassistenciais

Ministrante: Rafael Nardi Marchilli

(Defensor da Defensoria Pública da União)

10h Sistema de Garantia de Direitos

Ministrante: Renata Brandão Lazzarini

(Promotora de Justiça da Infância e Juventude)

 

9 de maio

8h30 | Direitos da População em Situação de Rua

Ministrante: Alexandre Cláudio

(Representante do Movimento de População em Situação de Rua)

10h | Benefícios eventuais

Cofinanciamento do SUAS

Ministrante: Profissionais da DRADS

(Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social)

 

10 de maio

8h30 | Articulação com o Terceiro Setor

Ministrante: Regiane Araújo

(CEO da RA Consultoria Social)

10h | Educação e Desenvolvimento Social:

Desafios e Práticas

Ministrante: Carol Jango (Diretora Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus Hortolândia)

– Fonte: Prefeitura de Hortolândia.