Mesmo em obras, local continua a atender população de Hortolândia
Os PEV’s (Pontos de Entrega Voluntária), locais próprios da Prefeitura de Hortolândia para o descarte correto e gratuito de entulho e diversos outros tipos de materiais são importantes para manter a zeladoria da cidade. São 13 espaços distribuídos em diferentes regiões. As equipes da Administração Municipal realizam, periodicamente, a manutenção nestes locais para melhor atender a população. De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, também é necessário que todos façam sua parte para que este atendimento continue com qualidade.
O PEV 7, localizado no Parque Orestes Ôngaro, recentemente, foi alvo de vandalismo e, para a recuperação da casa, está em andamento uma reforma feita pela Prefeitura para que a unidade volte a ser como era. “O local continua em operação, mesmo com as reformas que acontecem. Em 20 dias, o trabalho será concluído. As partes hidráulica, elétrica e o telhado receberam diversas trocas de peças. Também estamos cercando a área com alambrado, fazendo uma nova pintura além de outras ações de recuperação dentro do PEV”, explica o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Marcos Panício, o Mercadão.
Denuncie e ajude a cidade
Ao presenciar ações de furtos e vandalismo nos dispositivos públicos, a população pode realizar denúncia no telefone 153 da Guarda Municipal e ajudar a coibir este tipo de delito. O PEV 7 fica localizado na rua Rio Pardo, antiga 13, nº 50 no Parque Oreste Ôngaro.
Descarte correto contribui com o meio ambiente
A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável reforça para a população que é importante fazer o descarte correto de resíduos, em um dos PEVs da cidade. A população pode consultar qual é o PEVs mais perto de onde mora no site da Prefeitura, por meio deste LINK.
A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável salienta que os PEVs são equipados com caçambas nas quais os moradores podem fazer o descarte correto e separado por tipo de material, que são os seguintes: material reciclável doméstico (como, por exemplo, garrafas PET e plástico), material reciclável ferroso (latas de bebidas, alimentos e de tinta, entre outros), material reciclável de construção civil e material reciclável de madeira e volumosos, estes últimos são itens como sofás, colchões e móveis. Nos PEVs, a população também pode descartar eletroeletrônicos e vidro. Nos PEVs não é permitido o descarte de lixo orgânico, resíduos industriais e provenientes dos serviços de saúde.
No caso dos resíduos de materiais de construção civil, a quantidade de descarte é limitada a 1 m³, quantidade que equivale a 1.300 kg, ou seja, cerca de 26 sacos de ráfia de 50 kg. Se a quantidade for acima de 1 m³, a diretora orienta os moradores a contratarem caçamba.