Contribuição popular é importante para futuro do sistema viário de Hortolândia
A Audiência Pública de Revisão do Plano de Mobilidade Urbana, realizada pela Prefeitura na Câmara Municipal de Hortolândia, na quarta-feira (05/10) trocou informações e recebeu sugestões para o futuro do sistema viário no município. De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, aproximadamente 40 pessoas compareceram ao evento e, ali, puderam expor situações do cotidiano, no olhar da população, contribuindo para o desenvolvimento da cidade nas questões relacionadas à este tema.
“Ouvimos diversos pedidos para futuras análises de quem foi até o local contribuir com o desenvolvimento do novo plano. As sugestões da comunidade que está no dia a dia nas ruas foram anotadas para que futuramente possamos colocar em prática ou direcionar às secretarias responsáveis pelo desenvolvimento das ações sugeridas”, explica o diretor de planejamento da Secretaria de Mobilidade Urbana, Ricardo Barbosa.
Resultados também foram mostrados no evento
Segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana, a Prefeitura e a empresa contratada para o desenvolvimento do novo Plano de Mobilidade continuarão os estudos para a implantação de novas diretrizes. Este plano virará lei e será seguido pelos próximos anos com novas adaptações de acordo com o tempo. Já os resultados mostrados para a população na audiência também foram fruto de análises e trabalhos realizados há muito tempo. Em maio, os temas foram discutidos com especialistas de diversas áreas da mobilidade no 4º Seminário de Segurança Viária que marcou o encerramento do ciclo de ações do Maio Amarelo por um trânsito mais seguro em Hortolândia.
Trabalho da Administração Municipal para salvar vidas
Para salvar vidas no trânsito, são realizadas diversas ações que vão desde atividades educativas com motoristas e pedestres até a implantação de semáforos e radares controladores de velocidade, principal medida adotada pela Administração Municipal. A readequação do sentido de ruas e avenidas somado ao trabalho semanal de reforço e implantação de sinalização de solo e a Operação Tapa-Buraco também são parte do conjunto de ações da Prefeitura por um trânsito mais seguro na cidade.
Outra medida importante é a instalação dos painéis eletrônicos informativos nos portais de entrada e saída da cidade, a construção da Central de Monitoramento, que está em fase final, e o investimentos na malha cicloviária, que, neste ano chegará a 50 quilômetros de um total de 100 quilômetros que serão implantados.