Além de otimizar o controle do fluxo de visitas, dispositivos favorecem consulta aos livros catalogados na biblioteca
A Biblioteca Municipal Terezinha França de Mendonça Duarte aderiu permanentemente, nessa segunda-feira (04/09), ao mecanismo de controle de entrada on-line. Viabilizada por meios de tablets disponibilizados no balcão de atendimento, a implantação da ferramenta estava em fase de testes desde junho deste ano. A medida está alinhada com a política do “Papel Zero” adotada pela Prefeitura de Hortolândia, cujo objetivo é desburocratizar o atendimento à população por meio de serviços digitais para eliminar o uso de papel.
Promovida pela Secretaria de Cultura, a medida busca encerrar o controle de entrada manual. Com a retirada das pranchetas do balcão de referência, os leitores terão acesso aos tablets e QR Codes, para direcionamento ao formulário de registro de presença. O controle de entrada on-line possibilitará à Biblioteca Municipal monitorar o fluxo de visitas mensais, assim como conhecer o perfil dos leitores. Desde que foi implantado em fase de testes, o controle de entrada on-line identificou aumento no número de visitas registradas. Em junho, ainda no sistema manual, a Biblioteca Municipal havia registrado 321 visitas. Já em julho, devido ao controle de entrada on-line, o número de visitações saltou para 1087.
Para o coordenador da biblioteca, Rafael Antônio da Silva, o controle on-line contribui para a oferta de produtos e serviços mais assertivos para a comunidade. “O check-in é de extrema importância para biblioteca conhecer o perfil dos seus leitores e usuários. O check-in online apresenta facilidades tanto à biblioteca quanto ao leitor, devido a praticidade dos tablets adquiridos pela Secretaria de Cultura. Estamos dando mais um passo para implantar a política do papel zero, eliminando o check-in manual, em que utilizávamos apenas papel e caneta para registrar a presença do visitante na biblioteca”, avalia Rafael.
CADASTRO
Atualmente, a biblioteca tem mais de 6.300 usuários cadastrados. O cadastro pode ser feito on-line por meio deste LINK. Quem preferir, também pode fazer o cadastro presencialmente na biblioteca. É necessário foto e cópias da Carteira de Identidade e de um comprovante de endereço.
Menores de idade devem levar a cópia da Carteira de Identidade do pai, mãe ou responsável, e autorização assinada por algum deles. Pessoas que não moram na cidade também podem fazer o cadastro. Para isso, elas devem comprovar ter algum vínculo com a cidade (trabalho ou estudo).
Inicialmente, o usuário é cadastrado na categoria Leitor Comum. Se ele for um leito assíduo, com o tempo pode subir para as categorias Leitor Vip e Leitor Prime. O acervo da biblioteca tem em torno de 18.000 obras, e pode ser consultado por meio deste site.
A Biblioteca Municipal Terezinha França de Mendonça Duarte está localizada na rua Luiz Camilo de Camargo, 581, região central, no piso inferior do Open Shopping. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para mais informações, os usuários e o público podem entrar em contato com a biblioteca pelo telefone (19) 3887-1684, pelo BiblioZap, ou pelo e-mail bibliotecacentral.smc@hortolandia.sp.gov.br.
- Biblioteca Terezinha França Mendonça Duarte
- CONTROLE ONLINE
- Secretaria de Cultura