Campanha de castração de cães e gatos da Prefeitura de Hortolândia permanece até o final deste mês

0 0
Tempo de leitura1 Minutos, 40 Segundos

Para a ação entres os dias 25 e 29, tutores devem fazer agendamento pelo aplicativo Agenda Verde

A Prefeitura de Hortolândia continua a campanha de castração de cães e gatos nos dias 18, 19 e 20 deste mês na sede do  DPBEA (Departamento de Proteção e Bem Estar Animal), localizada na rua Athanásio Gigo, 60, Chácaras Recreio 2000. A castração nesses dias acontece pelo agendamento já realizado no início da campanha. Nos dias 25 e 26, a ação será realizada no Complexo Poliesportivo Nelson Cancian, localizado no Jardim Nova Hortolândia. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável,  serão 500 castrações. 

Já nos dias 27, 28 e 29 estão previstos outros 500 procedimentos no Ginásio Poliesportivo Vitor Savalla, localizado no Jardim Nossa Senhora de Fátima. Para a castração nos dias 25, 26, 27, 28 e 29, é preciso que os tutores façam o agendamento por meio do aplicativo Agenda Verde. O aplicativo estará recebendo o agendamento na segunda-feira (20/03), a partir das 8h30.  Já foram realizadas 740 castrações de cães e gatos nos dias 10, 11, 12 e 13. 

A equipe de Educação Ambiental também fará ação de orientação com os tutores sobre os temas guarda responsável e abandono de animais. De acordo com o órgão, a castração é uma medida benéfica para a saúde dos pets, além de ser preventiva, pois evita que eles tenham doenças. A castração também evita que o animal tenha crias que, porventura, o tutor não possa cuidar, evitando assim o crime de abandono dos animais.

Fique atento aos cuidados necessários

O DPBEA alerta  que para a castração, os animais deverão estar de quatro a oito horas em jejum de água e alimento. Os felinos serão os primeiros a serem castrados por terem um temperamento mais sensível. Em razão dos animais estarem em jejum para a operação de castração, os gatos são mais sensíveis, por isso, eles são castrados primeiro. Já os cães, por serem mais resistentes, serão castrados depois. 

 

– Fonte: Prefeitura de Hortolândia.