CCS Rosolém realiza roda de conversa sobre saúde mental nesta terça-feira (12/09)

0 0
Tempo de leitura2 Minutos, 8 Segundos

Iniciativa da Prefeitura de Hortolândia busca conscientizar e prevenir o suicídio 

Nesta terça-feira (12/09), o CCS (Centro de Cidadania Social) Jd. Rosolém deu início às rodas de conversas voltadas para a discussão do tema “Saúde Mental”, em apoio ao Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção do suicídio. O evento, realizado pela Prefeitura de Hortolândia por meio da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, reuniu 52 participantes na unidade. Além disso, algumas unidades do CRASs (Centro de Referência da Assistência Social) também promoverão encontros ao longo da semana. (Confira a programação abaixo).

O encontro abordou questões relacionadas à saúde mental com o objetivo de auxiliar no reconhecimento de fatores de risco, como sintomas de depressão e ansiedade, e outros sinais ligados ao comportamento suicida, mobilizando a população em prol da saúde e do bem-estar coletivo.

A Dra. Tatiana Slonczewski, professora de Psicologia da PUC-Campinas, que conduziu a roda de conversa, destacou a importância e o  objetivo deste encontro. “O propósito desses encontros é tornar as informações sobre o tema acessíveis de maneira simples, facilitando o entendimento e mostrando onde buscar ajuda”, afirmou a psicóloga. 

A aposentada Terezinha Alves Venturini,  de 71 anos, que participou da roda de conversa, enfatizou a relevância dessa iniciativa. “Acredito que a comunidade se beneficia enormemente com ações como essa. Percebo a importância de cuidarmos da nossa saúde, tanto física quanto mental”, destacou.

Creusa da Silva Carrasco, também aposentada e com 71 anos, compartilhou sua perspectiva sobre o assunto. “Gostei muito dessa abordagem e sinto que deveríamos dar mais valor à terapia. Ela desempenha um papel fundamental em nossas vidas”, enfatizou. 

Lembrando que ao longo deste mês, as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) em todas as regiões da cidade, realizarão uma série de ações para conscientizar e debater sobre o suicídio e as formas de prevenção. Entre as atividades planejadas estão palestras, rodas de conversa, entrega de panfletos, sondagens de sintomas depressivos e dinâmicas de grupo. As equipes técnicas de saúde abordarão o público em geral, desde pacientes do sistema público de saúde até alunos da Escola Estadual Jardim Aline, funcionários de uma empresa da cidade e membros da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no Jardim Rosolém. Todas as ações serão conduzidas por profissionais das áreas de psicologia, enfermagem, medicina e fisioterapia. Confira a programação completa por meio deste link.

 

Programação dos CRASs e CCS:

Unidade

Data

Hora

CCS Rosolem 

12/09

9h às 10h

CRAS Primavera

13/09

9h às 10h

CRAS Amanda

13/09

9h às 16h

CRAS Novo Ângulo

15/09

9h às 10h

 

 

 

 

 

 

– Fonte: Prefeitura de Hortolândia.