Prefeitura organiza série de ações que vai até o dia 6 de novembro em diferentes regiões da cidade
A Semana da Capoeira será comemorada em Hortolândia nos dias 31 de outubro, 2 e 6 de novembro com três eventos realizados pela Prefeitura em diferentes regiões da cidade com o objetivo de difundir a arte que é enraizada na cultura popular brasileira. A série da ações relacionadas à representação cultural que mistura diversos elementos começa no ginásio da EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Dayla Cristina de Souza Amorim, no Jardim Santiago. Na segunda-feira (31/10), à partir das 19h30, o local recebe os interessados que poderão aprender mais sobre a história da capoeira, movimentos relacionados à arte além da oportunidade de acompanhar uma tradicional roda.
No feriado do dia dia 2 de novembro, o Espaço Cantuário na Vila Inema recebe a população, também às 19h30, para mais etapa das comemorações que, além da roda de capoeira, terá muita musicalidade da arte e contextos históricos dos Mestres Bimba e Pastinha. Fechando a semana de celebração, no dia 6 de novembro, às 9h, na praça do Parque Socioambiental Lago da Fé, a emoção promete tomar conta dos participantes com homenagens e agradecimentos para aqueles que contribuíram com a história da capoeira na cidade, entrega de medalhas orquestra de berimbau e a última roda para encerrar com “chave de ouro”.
“Sabemos que a capoeira está ligada à história do Brasil e às nossas origens, portanto, poder apoiar esta semana tão importante para a nossa cultura é extremamente importante. Contamos com a participação da população para comemorarmos juntos esta data tão especial para a nossa cidade e nosso país”, comenta o secretário de Esporte, Gléguer Zorzin.
No final de semana passado, mais de cem capoeiristas alunos das Escolinhas de Formação Esportiva oferecidas pela Administração Municipal participaram da troca de cordões, graduação e formatura. A cerimônia aconteceu no Centro de Especialidades de Artes Marciais “Eliel Gomes” (Centro de Lutas). A atividade contou também com a realização do 17º batizado dos alunos, evento que é uma ação tradicional. A cerimônia contou com a participação do mestre Ari Silva, do contramestre Dênis Monteiro e do mestre Salomão.
Pratique o esporte que mais gostar, gratuitamente
Interessados em praticar capoeira ou outras modalidade esportivas de maneira gratuita, pelo Projeto Escolinhas Esportivas da Prefeitura, em 13 espaços distribuídos por diferentes regiões, o interessado pode obter informações sobre inscrições, modalidades e locais disponíveis pelo telefones (19) 39651400, nos ramais 7409 e 7421, da Secretaria de Esportes da Prefeitura. O atendimento é realizado de segunda à sexta-feira das 8h às 17h. De acordo com a Secretaria de Esporte, atualmente, o programa atende aproximadamente 6 mil pessoas.
Destaques são convocados para o alto rendimento
Os destaques das escolinhas compõem as equipes que representam Hortolândia em competições oficiais pelo Brasil e, até, pelo mundo. De acordo com a Secretaria de Esporte, são aproximadamente 300 atletas de alto rendimento atualmente na cidade.