População de Hortolândia debate sobre os 20 anos do SUAS (Sistema Único de Assistência Social)
Hortolândia elegeu, nesta semana, mais 13 representantes com direito a voto na XV Conferência Municipal de Assistência Social. Ao todo, até o momento, 44 pessoas poderão representar a cidade como delegadas e delegados nos dias 10 e 11 de julho de 2025, no auditório da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Marleciene Priscila Presta Bonfim, no Remanso Campineiro. Neste ano, o tema em debate são os 20 anos do SUAS (Sistema Único de Assistência Social): construção, proteção social e resistência.
As delegadas e os delegados escolhidos na segunda semana de eventos, estavam entre as 88 pessoas que participaram das pré-conferências de assistência social, promovidas pela Prefeitura, nesta terça e quarta-feira (10 e 11/06), no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) Jd. Rosolém e no CREAS (Centro de Referência Especializada de Assistência Social) . Na primeira, foi enfocado o Eixo 1 “Universalização do SUAS: Acesso Integral com Equidade e Respeito às Diversidades”; já na segunda, debateu-se o Eixo 4 “Gestão Democrática, informação e comunicação transparente: fortalecendo a participação social no SUAS”. O balanço foi divulgado, nesta quarta-feira (11/06), pela Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social.

Serão ao todo oito pré-conferências. As três primeiras reuniram 175 participantes e elegeram 31 delegados. As três últimas acontecerão na próxima semana, na segunda-feira (16/06), no CRAS Jd. Amanda; na terça (17/06), no CRAS Jd. Brasil; e na quarta-feira (18/06) no CRAS Jd. Santa Clara (confira abaixo).
Além dos trabalhadores da Política de Assistência Social, membros da sociedade civil ligados a OCSs (Organizações da Sociedade Civil) ou usuários do SUAS também poderão participar das discussões.
“As pré-conferências de assistência social, promovidas pela Prefeitura de Hortolândia, são momentos estratégicos e essenciais para fortalecer a política pública de assistência no município. Elas antecedem a Conferência Municipal de Assistência Social e têm como principal objetivo ouvir a população, os trabalhadores do setor e as organizações da sociedade civil. É por meio dessas escutas, através dos eixos temáticos, que conseguimos identificar as demandas reais de cada território, propor melhorias e garantir que as decisões sobre os serviços, programas e benefícios sociais sejam construídas de forma participativa e democrática. Entendemos que a escuta ativa da população é fundamental para o aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social e, por isso, fazemos o convite para que toda a população participe ativamente, pois cada voz faz a diferença na construção de uma cidade mais justa e solidária”, explica o secretário adjunto de Inclusão e Desenvolvimento Social, Gérson Ferreira.
Confira os delegados eleitos em cada espaço:
CENTRO POP:
- Charlene Gomes dos Santos.
- Jonathan de Lima Cardoso.
- Maike da Cunha Silva.
- Djulieno Aron Maria Guimarães.
- Roseli Rosa Nogueira
CRAS PRIMAVERA:
- Lidia Elisabeth Silva
- Livia Eneide Silva
- Katia Cabral
- Lurdes Rosa
- Edna Dala Neto Santana
- Milene de Souza Pereira
- Ivanilde Ferreira
- Maria Sonia de Souza
- Severina Maria Silva Mariano
- Igor Yuiji Ferreira de Moraes
- Douglas Freire dos Santos
- Ana Paula Amorim Sousa
- Brayan de Souza Rodrigues
CRAS NOVO ÂNGULO:
- Lucas Henrique de Castro Santana
- Mirian Felix da Silva
- Alessandra da Silva
- Giselda Angelica Alves
- Luzeni da Silva
- Cleuza de Jesus Da Silva
- Geny Marques Clarindo
- Jose Felix da Silva
- Benedito dos Santos Ramos
- Maria Elizete de Fatima Da Silva
- Antonio de Paula
- Clarice Pedrizze
- Maria Lucia da Rosa
CRAS ROSOLÉM:
- Maria do Carmo de Oliveira Coelho
- Maria Alcy de Souza
- Antonio Sérgio Perogil
- Salety Akiko Yudo
- Santina Satiro Yudo
- Marilene Durello
- Maria Cecilia Correia do Vale
- Maria Aparecida de Oliveira Balbo
- Maria do Carmo Tanabe
- Cleuza Maria Ferreira da Silva
- Thaynan Ferreira Souza
- Leticia Skarlat
CREAS:
- Zenildo Alves Nunes
Confira também os cinco eixos propostos:
- Eixo 1 – Universalização do SUAS: Acesso Integral com Equidade e Respeito às Diversidades;
- Eixo 2 – Aperfeiçoamento Contínuo do SUAS: Inovação, Gestão Descentralizada e Valorização Profissional;
- Eixo 3 – Integração de Benefícios e Serviços Socioassistenciais: Fortalecendo a Proteção Social, Segurança de Renda e a Inclusão Social no SUAS;
- Eixo 4 – Gestão Democrática, informação e comunicação transparente: fortalecendo a participação social no SUAS;
- Eixo 5 – Sustentabilidade Financeira e Equidade no Cofinanciamento do SUAS;
Verifique as datas e os locais da próximas pré-conferências:
Pré- Conferência Municipal de Assistência Social CRAS AMANDA
Eixo 2 – Aperfeiçoamento Contínuo do SUAS: Inovação, Gestão Descentralizada e Valorização Profissional;
Data: 16/06/2025
Hora: das 9h às 12h
Local: Capela São Benedito – Avenida Tarsila do Amaral, 810 – JD Amanda II
Pré- Conferência Municipal de Assistência Social CRAS JD. BRASIL
Eixo 2 – Aperfeiçoamento Contínuo do SUAS: Inovação, Gestão Descentralizada e Valorização Profissional;
Data: 17/06/2025
Hora: das 9h às 12h
Local: USF Jardim Santiago – Rua da Solidariedade, 98 – Jardim Santiago;
Pré- Conferência Municipal de Assistência Social CRAS SANTA CLARA
Eixo 3 – Integração de Benefícios e Serviços Socioassistenciais: Fortalecendo a Proteção Social, Segurança de Renda e a Inclusão Social no SUAS.
Data: 18/06/2025
Hora: das 9h às 12h
Local: Paróquia São João Paulo II – Rua José Roberto Lehn, 10 – Jardim Santa Clara do Lago I