Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência inicia divulgação em prédios públicos de Hortolândia

1 0
Tempo de leitura2 Minutos, 41 Segundos

Objetivo é visitar unidades de ensino e de saúde para divulgar atuação do órgão

O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Hortolândia, órgão vinculado à Secretaria de Governo por meio do Departamento de Direitos Humanos, deu início, nesta sexta-feira (22/03), ao programa “Conselho em Ação”. O objetivo da ação é visitar todas as unidades da rede municipal de ensino e de Saúde a fim de apresentar a atuação do órgão autônomo e de compartilhar os canais de contato disponíveis. Durante a ação desta sexta, os conselheiros municipais visitaram duas unidades de ensino no Jd. Adelaide, a EMEF (Escola Municipal do Ensino Fundamental) Fernanda Grazielle Resende Covre e a EMEIF (Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental) Jd. Adelaide, além da UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro.

O programa “Conselho em Ação” foi aprovado por unanimidade em uma das reuniões mensais promovidas pelo Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Hortolândia. A ideia é visitar todas as 68 unidades da rede municipal de ensino e as 17 UBSs para distribuir materiais impressos sobre a atuação do órgão. Como forma de ampliar a divulgação do conselho à população, os conselheiros municipais visitarão, semanalmente, comércios da cidade que apresentam grande fluxo de pessoas.

Para o presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Hortolândia, Alexandre Amaro, as ações de divulgação buscam transmitir a mensagem de que o Conselho é um órgão atuante e disponível à população na defesa e garantia das políticas públicas voltadas à Inclusão Social. “Muitas pessoas desconhecem a existência do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, não sabem do que se trata e, por isso, acabam não nos procurando. Por isso, é importante divulgarmos a atuação do Conselho em todas as regiões da cidade. A atual gestão busca realizar atividades que englobem todas as pessoas com deficiência, dar apoio ao núcleo familiar como um todo, além de firmar parcerias com o Poder Público, para que, por meio dos esforços conjuntos, possamos colher bons frutos em prol dos Direitos da Pessoa com Deficiência”, esclarece Alexandre Amaro.

Carla Calili Camargo é a diretora da EMEF Fernanda Grazielle Resende Covre, uma das escolas visitadas no Jd Adelaide. “Vejo a atuação do Conselho da Pessoa com Deficiência como sendo de extrema importância para o nosso município, pois permite sensibilizar a sociedade civil e busca garantir direitos preconizados pela Legislação em vigor”, comenta.

O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência é um órgão autônomo, de caráter paritário e permanente, consultivo e de deliberação colegiada que atua na proposição de políticas públicas destinadas às pessoas com deficiência. Atualmente, o órgão é formado por 20 membros titulares e 20 suplentes, representantes da Sociedade Civil e do Poder Público. A atual composição do Conselho foi definida por meio de eleição realizada em outubro do ano passado e será válida para o biênio 2023-2025.

 

Entre em contato com o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência pelos canais abaixo:

 

Departamento de Direitos Humanos e Políticas Públicas

Tel: (19) 3897-1126

 

Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência

Presidente: Alexandre Amaro

Tel: (19) 98929-6786

E-mail: conselhopcdhortolandia@gmail.com

Instagram: @conselhomunicipalpcdh

  • CONSELHO MUNICIPAL DA PESSOA COM DEFICIENCIA
  • DEPARTAMENTO DE DIREITOS HUMANOS
  • pessoas com deficiência
  • PCD
  • PCD (Pessoa Com Deficiência)
  • SECRETARIA DE GOVERNO
  • UBS
  • escolas
    – Fonte: Prefeitura de Hortolândia.